Memorial de Estrela será inaugurado na próxima semana

CASTELINHO

Memorial de Estrela será inaugurado na próxima semana

Entre as peças que estarão no espaço está a chave da cidade, pertencente ao médico Lauro Reinaldo Muller, responsável pela sugestão do brasão dos municípios

Por

Memorial de Estrela será inaugurado na próxima semana
Engster com a chave que íntegra o acervo possui cerca de 25 centímetros e a cor remete a ouro. (Foto: Ana Carolina Becker)
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A partir do dia 20 de maio, a história do município estará preservada no Memorial de Estrela. A abertura do espaço está programada para a próxima semana, em solenidade a partir das 10h. O espaço foi montado em prédio de três andares, construído em 1905, na esquina das ruas 13 de Maio e Pinheiro Machado, conhecido como “Castelinho”.

Entre os objetos, documentos e fotos que integram o espaço, está uma chave pertencente ao médico Lauro Reinaldo Muller, que foi proponente da criação do brasão da cidade. Na época, o então prefeito Adão Henrique Feet transformou, em 1953, em lei o brasão do município, da mesma forma, que em 1968 foi criada a bandeira de Estrela. A partir do brasão, foram confeccionadas três chaves. Uma delas está na prefeitura é repassada a cada prefeito na troca de mandato; outra está de posse de Fett e a terceira foi repassada para integrar o Memorial.

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quinta-feira, 13, o responsável por conduzir o espaço, Airton Engster dos Santos, falou sobre a organização do local para abertura no dia 20. O resgate histórico começou a ser feito em 1992, o que somam mais de 29 anos trabalhando na busca por informações para compor o local.

As peças de pessoas da comunidade e que já foram coletadas serão repassadas aos poucos ao Memorial. Todas as peças serão catalogadas. “Tu precisa saber da história em cada detalhe. A gente precisa ter a resposta para tudo que estiver disponibilizado ali”, ressalta.

O Memorial Estrela terá três eixos. Um deles será a ocupação de espaço para contar, em 36 displays e mais de 200 imagens, os mais de 221 anos de ocupação da área de Estrela, se levado em conta que isso aconteceu em 1800. A exposição leva o nome de “Estrela Memória e sua gente”.

Outro eixo, é o Estrela em Recortes, que pretende mostrar a diversidade cultural da cidade. Será uma exposição feita em painéis. O terceiro eixos faz relação aos objetos e o tempo.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais