Drive-thru facilita descarte correto de resíduos especiais

Meio ambiente

Drive-thru facilita descarte correto de resíduos especiais

Ação ocorre no sábado, a partir das 9h, na prefeitura. Materiais serão levados por empresas parceiras do município para reciclagem especializada, aterro de resíduos perigosos, incineração ou processamento

Por

Drive-thru facilita descarte correto de resíduos especiais
Departamento realizou outra ação de educação ambiental no dia 7, o Arroio Mais Limpo, quando foram recolhidas diversas lâmpadas (Foto: Divulgação)
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O descarte correto de resíduos como pilhas, lâmpadas, eletrônicos e óleo de cozinha é uma das preocupações dos órgãos de defesa do meio ambiente na região. Para reforçar a conscientização sobre o destino adequado desses materiais e mobilizar a comunidade, o Departamento de Meio Ambiente e saneamento básico de Estrela realiza um drive-thru para recolhimento dos resíduos neste sábado, 15, a partir das 9h, em frente à prefeitura.

“Queremos propor a sensibilização para este assunto e que a população apoie as nossas ações”, afirma a diretora do departamento, Tanara Schmidt. Segundo ela, o município possui parceria com empresas que fazem o recolhimento e o descarte correto dos resíduos, e ressalta que no caso de lâmpadas, serão recolhidas cinco unidades por CPF no sábado. Ações como esta já foram feitas na cidade antes da pandemia e retornam com as atividades de educação ambiental realizadas pelo departamento.

Mas o município também possui pontos fixos para o descarte correto dos resíduos. O recolhimento do óleo de cozinha é feito em um ecoponto junto a Polar e para lâmpadas e pilhas é trabalhada a chamada logística reversa. “Nós assinamos um termo de compromisso ambiental com os estabelecimentos do município. Isso significa que é possível descartar esses resíduos no local onde foram comprados”, explica Tanara.

Já o descarte de eletrônicos é feito em pontos de entregas voluntárias organizadas por uma empresa privada que faz a destinação correta. Entre os pontos de coleta, estão os mercados municipais.

Depois de reciclados

A bióloga e Mestre em Ecologia Cátia Viviane Gonçalves explica que para serem considerados perigosos, os resíduos devem apresentar pelo menos uma das características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

“Pelas suas características, acidentes ou descarte inadequado de resíduos perigosos tendem a ser mais graves e de maior impacto ambiental, envolvendo contaminação de solos, água e ar”, explica a bióloga. Um exemplo são as pilhas que em alguns casos possuem mercúrio, chumbo e cádmio, elementos que podem ser liberados no meio ambiente, chegar nas fontes de água se não houver o descarte adequado, e causar diversas doenças.

Uma vez recolhidos pelos órgãos municipais e instituições, os resíduos são encaminhados para a reciclagem especializada, aterro de resíduos perigosos, incineração ou processamento.

“Após o reprocessamento de pilhas, baterias, lixo tecnológico, são obtidos sais e óxidos metálicos utilizados em indústria de colorifício cerâmico, cerâmicas e refratárias, indústrias químicas, indústria de tintas, forma de produtos diversos para metalurgia, galvanoplastia, pirotecnia e fundição”, explica Cátia.

A bióloga ainda ressalta que a grande maioria dos materiais podem ser reciclados mais de uma vez e quando não é possível, é avaliado se ele pode ser incorporado em outros processos ou se há necessidade de aterro industrial.

Como funciona a reciclagem dos itens

Pilhas e baterias: passam por processo de reação química em que são recuperados sais e óxidos metálicos utilizados em processos industriais na forma de corantes e pigmentos. No processo térmico, o zinco pode ser recuperado na forma metálica e reutilizado como matéria-prima na confecção de novas pilhas e baterias.

Lâmpadas: o vidro pode ser reciclado e reutilizado na fabricação de produtos que não envolvem alimentos. Alumínio e pinos de latão são enviados para uma fundidora. A poeira de fósforo passa por destilação, onde o mercúrio é extraído e recuperado e pode ser reutilizado na indústria de tintas ou fábricas de cimento. O isolamento baquelítico, existente nas extremidades da lâmpada, é o único componente que não pode ser reciclado.

Materiais eletrônicos: costumam ser desmontados e as peças separadas de acordo com o seu destino final. Plásticos duros, cabos, fios, placas são separadas e encaminhadas à reciclagem. As partes propriamente eletrônicas são encaminhadas a empresas especializadas em sua reciclagem.

Óleo de cozinha: pode ser reciclado, reutilizado e transformado por empresas especializadas. Um exemplo de onde pode ser encontrado é no desmoldante de estruturas de concreto.

Acompanhe
nossas
redes sociais