Casos de dengue dobram no Vale do Taquari

Aedes aegypti

Casos de dengue dobram no Vale do Taquari

Em duas semanas, o número de contágios confirmados da doença mais do que dobrou na região

Por

Casos de dengue dobram no Vale do Taquari
(Foto: Bianca Mallmann)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Segue a preocupação com o avanço da dengue no Vale do Taquari. No período entre os dois últimos boletins epidemiológicos da Secretaria Estadual da Saúde, em 25 de abril e em 1º de maio, o número de casos confirmados da doença havia aumentado de 219 para 330, um crescimento de mais de 50%. Já a última atualização da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, com dados até o último dia 11, registra 471 casos confirmados.

Diante das informações divulgadas pelos municípios, mais atualizadas em relação ao compilado da SES, os dados de Estrela mostram uma escalada nos números da doença. São 60 casos confirmados pelo município até essa quarta-feira, contra apenas quatro notificados pelo Estado no final de abril. Tendência confirmada pela responsável pela Vigilância Ambiental e Epidemiológica do município, Carmen Hentschke.

“Realmente, o município de Estrela está com um aumento significativo de casos. Os casos iniciaram em 19 de abril, quando tivemos nosso primeiro paciente com exame positivo. A partir dessa data, diariamente temos feito novas coletas com novos resultados confirmando a doença no nosso município”, detalha Carmen.

Em Lajeado, o número de casos confirmados até ontem estava em 21, entre 66 notificações. Até 25 de abril, eram 20 notificações, com três resultados positivos.

Chegada do frio

Engana-se quem acredita que temperaturas mais baixas exigem um menor cuidado com o Aedes aegypti. É o que relata a coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius.

“No inverno o mosquito fica menos ativo e precisa se alimentar menos. Desta forma as doenças transmitidas por ele ocorrem principalmente nos meses de novembro a maio. Mas o mosquito não morre no inverno, e seus ovos permanecem viáveis por mais de um ano sem contato com a água”, explica Catiana.

Dos outros municípios cujas situações preocupavam, Teutônia também teve um aumento no número de casos confirmados – eram dois em 25 de abril, agora são cinco.

Por outro lado, Bom Retiro do Sul apresentou estabilização nos casos, após ter cerca de 400 casos. Conforme nota enviada pelo município, “a situação está sob controle e praticamente não há mais notificações”.

Acompanhe
nossas
redes sociais