“Há uma lacuna de atributos que não são abordados no curso de medicina”

Abre Aspas

“Há uma lacuna de atributos que não são abordados no curso de medicina”

Por influência do pai, o lajeadense Germano Ramos dos Reis, 23, sempre pensou em ser médico. No último ano da faculdade que ele percebeu que se interessava pela docência, e também que existiam lacunas a serem preenchidas no curso de medicina. Foi então que ele criou o Sinapse Educação Médica, perfil onde fala sobre tudo que a faculdade de Medicina não ensina

Por

“Há uma lacuna de atributos que não são abordados no curso de medicina”
(Foto: Arquivo Pessoal)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

De onde surgiu a ideia de criar o Sinapse?
No último ano de faculdade, percebi que eu me interessava muito por docência, gostava muito de ensinar as coisas novas que eu aprendia. Paralelamente, eu percebi que existe uma lacuna de atributos que fazem parte do médico contemporâneo e que não são abordados no curso de medicina. A partir daí procurei pessoas cujos pensamentos se alinhavam ao meu e o projeto nasceu. Hoje somos em três parceiros tocando o Sinapse Educação Médica. Eu, o Guilherme Knebel, estudante de medicina na PUCRS e a Fahena Martins, médica e residente em cirurgia geral.

Você sempre quis ser médico?
Desde criança sempre pensei em ser médico, muito por influência do meu pai. Não foi uma escolha constante ao longo de todo colégio, mas o antigo desejo falou mais alto na hora de prestar a prova do vestibular.

Quais as maiores dificuldades que você teve?
As maiores dificuldades sempre foram em manter a consistência de estudo e a confiança que a aprovação viria, tanto durante o colégio para o vestibular, quanto na faculdade para aprovação na residência médica.

O que a faculdade não ensina?
A faculdade te ensina a parte técnica que compreende a formação médica. Medicina é um curso técnico. Mas ninguém te ensina nada sobre finanças, empreendedorismo, organização pessoal para estudos, direito aplicado à medicina, entre tantos outros aspectos. A nossa missão é justamente abordar esses temas de uma maneira acessível e informal.

O canal é dedicado unicamente à medicina?
O nosso nicho principal é formado por médicos e estudantes de medicina. No entanto, temos vários seguidores de outras áreas, porque boa parte do nosso conteúdo é aplicável a outros cenários. Quando falamos de educação financeira básica, por exemplo, trata-se de um tema que qualquer pessoa pode aplicar na sua rotina. E assim por diante.

Como está sendo a recepção ao projeto?
A recepção está sendo muito legal e é isso que nos motiva a manter uma constância na produção de conteúdos. Atualmente estamos produzindo um vídeo novo toda semana para o nosso canal no Youtube, o Sinapse Educação Médica, e tentamos interagir diariamente por meio de postagens no feed e stories na nossa página do Instagram, sinapse.em.

Acompanhe
nossas
redes sociais