Estrela prepara Mutirão da Limpeza contra a Dengue

combate ao Aedes aegypti

Estrela prepara Mutirão da Limpeza contra a Dengue

Ação iniciará pelo bairro Moinhos, local com maior incidência de casos positivos até então. Atividades de prevenção serão ampliadas

Por

Estrela prepara Mutirão da Limpeza contra a Dengue
(Foto: Vigilância Ambiental/Divulgação)
Estrela

Uma série de ações complementará, a partir da próxima semana, o trabalho já realizado por Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e fiscais de Estrela no combate à dengue. As visitas diárias acontecem em residências próximas aos lares dos cidadãos estrelenses contaminados com a doença, também suspeitos, e das áreas onde foram encontradas larvas do mosquito transmissor Aedes aegypti. Uma das novas iniciativas será o Mutirão de Limpeza contra a Dengue, que iniciará dia 15 pelo Moinhos, bairro de maior foco de mosquitos e casos confirmados até então.

De acordo a Vigilância Ambiental em Saúde, já foram encontradas, em 2021, larvas do mosquito em 13 pontos de dez bairros e localidades: Imigrantes, Centro, Alto da Bronze, Indústrias, Moinhos, Oriental, Pinheiros, Cristo Rei e também Distrito de Novo Paraíso e Linha Santa Rita. Entre 81 suspeitos até o momento, Estrela conta com 44 casos confirmados; oito negativos; 29 aguardando os resultados dos exames coletados pela rede municipal de atendimento e a rede particular. Dos casos confirmados, cerca de 70% são de moradores do Bairro Moinhos.

Foi a partir destas visitas e dados que se determinou o Bairro Moinhos como primeiro local de atuação do Mutirão contra a Dengue. No dia 15, equipes da Saúde e da Infraestrutura Urbana, com a utilização de maquinário especial, realizarão no bairro o recolhimento de materiais que podem favorecer o surgimento das larvas, além de limpezas gerais.

A partir deste final de semana, um carro de som irá divulgar no bairro as informações e orientações para a população colaborar com a ação. Há o pedido para que os moradores realizem, nos próximos dias, a separação de materiais sem uso em quatro grupos: 1 – verde e entulhos (restos de obras); 2 – madeira (resto de móveis, sofás); 3 – plástico, roupas inutilizáveis e semelhantes; 4 – vidros.

Durante a visita nas casas, são coletadas amostras de larvas de mosquitos encontradas em locais com água parada. As famílias também recebem folhetos educativos e orientações. Quem tiver sintomas da doença, como febre, dores de cabeça e no corpo deve procurar atendimento médico nos postos de saúde.

“Algumas pessoas, até pelos sintomas parecidos, confundem com os de um resfriado ou gripe comum. E agora, até pela semelhança, acham que podem ter contraído a covid. Muitas pessoas passam, por conta própria, a se automedicar, o que pode ser um perigo conforme a medicação utilizada”, conta Carmen Hentschke, responsável pela Vigilância Ambiental e Epidemiológica.

Segundo o secretário de Saúde Celso Kaplan, o atual contexto precisa deixar todos em estado de alerta. “Devemos pedir a colaboração da população para que tomem as medidas necessárias de prevenção, que na maioria das vezes já são conhecidas de todos, mas muitas vezes não realizadas”, destaca,

“Precisamos que os estrelenses, junto com os órgãos governamentais, se empenhem no combate à proliferação do mosquito, através da eliminação da água parada em embalagens, potes, pratos de plantas, garrafas, pneus e nos pátios das residências, e colaborem com a nosso Mutirão”, completa.

Mais informações pelos telefones 3981-1136 / 3981-1042.

Acompanhe
nossas
redes sociais