Após 36 anos, Teutônia encontra materiais deteriorados em cápsula do tempo

histórico

Após 36 anos, Teutônia encontra materiais deteriorados em cápsula do tempo

Documentos em papel foram perdidos. Governo organiza nova cápsula do tempo para ser fechada em 24 de maio, dia do aniversário de emancipação

Por

Após 36 anos, Teutônia encontra materiais deteriorados em cápsula do tempo
(Foto: Egon Habel)
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A abertura de uma cápsula do tempo fechada em 21 de dezembro de 1984 acabou frustrando os participantes do ato na manhã dessa sexta-feira, 7. Parte dos materiais guardados há 36 anos estavam danificados. Conforme o prefeito Celso Forneck, apenas moedas antigas conseguiram se salvar da ação do tempo.

Entre os documentos perdidos, está cópias de um contrato redigido por Elton Klepker com os norteadores pós-emancipação, do hino teutoniense, do hino da emancipação e um texto original redigido por algum servidor da Educação relatando como era Teutônia na época.  “Já estamos buscando os documentos originais para disponibilizarmos cópias a toda comunidade”, comentou o prefeito.

Os materiais estavam acondicionados em um saco plástico dentro de uma lata de ferro. Entretanto, o recipiente se enferrujou em contato com a água e a umidade deteriorou os materiais.

(Foto: Egon Habel)

Esquecimento

A abertura da cápsula do tempo deveria ter ocorrido 10 anos atrás, no aniversário de 30 anos de Teutônia, conta Forneck. Conforme ele, a atual administração ficou sabendo da existência dos documentos ao ser avisado por uma das participantes do ato no passado.

A cápsula estava no pavilhão central da prefeitura, em um local onde dezenas de pessoas circulavam diariamente sem saber da existência de um recipiente histórico.

Cápsula do futuro

O governo de Teutônia vai criar uma nova cápsula do tempo para ser aberta daqui a 30 anos. O fechamento está programado para as 10h do dia 24 de maio, data de aniversário dos 40 anos de emancipação.

Conforme o prefeito, o invólucro terá redações com o relato do que as pessoas percebem de Teutônia atualmente e o que esperam do município para daqui a 30 anos.

(Foto: Egon Habel)

Acompanhe
nossas
redes sociais