7 notícias: Suspensão de 11 frigoríficos de frango do Brasil pela Arábia Saudita traz preocupação

Destaques da manhã

7 notícias: Suspensão de 11 frigoríficos de frango do Brasil pela Arábia Saudita traz preocupação

Confira notícias que são destaque na manhã desta sexta-feira

Por

7 notícias: Suspensão de 11 frigoríficos de frango do Brasil pela Arábia Saudita traz preocupação
(Foto: Divulgação)
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Segundo maior comprador de frango do Brasil, a Arábia Saudita anunciou nesta quinta-feira (6) a suspensão de 11 frigoríficos brasileiros de aves habilitados à exportação. A decisão, segundo comunicado conjunto dos ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, veio sem que houvesse “contato prévio” nem a apresentação “de motivações ou justificativas”, sendo recebida pelo governo com “surpresa e consternação”.

Ainda não há informações sobre a existência de plantas localizadas no Rio Grande do Sul nessa lista de embargos. Os sauditas responderam no primeiro trimestre deste ano por 12% de todo o volume de carne de frango vendida pelo Brasil e por 13,5% da receita.


Governo gaúcho mantém bandeiras vermelhas até a próxima sexta-feira, quando deve anunciar um novo sistema

Após reunião do Gabinete de Crise, o governo gaúcho prorrogou por mais uma semana a vigência do sistema de distanciamento controlado. O argumento é de que o diálogo sobre o assunto precisa ser ampliado antes do anúncio do novo modelo, que deve ser adotado a partir da próxima sexta-feira (15).

A ideia inicial era implantar uma nova ferramenta de gestão da crise sanitária já nesta segunda-feira (10), data em que o atual modelo completará um ano.

Os debates sobre o assunto continuam nesta sexta-feira (7), quando o governador Eduardo Leite agendou novo encontro virtual com prefeitos e deputados. Já no sábado serão promovidas reuniões com especialistas em saúde e representantes de segmentos produtivos.

Todos terão um prazo até a terça-feira (11) para o envio de sugestões ao Palácio Piratini.


Nota Fiscal Gaúcha vai aumentar repasses para instituições

O governo do Rio Grande do Sul anunciou a ampliação dos repasses para entidades cadastradas no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). O valor, que era de R$ 14 milhões, foi expandido para R$ 21 milhões, destinados a entidades de educação, saúde e assistência social.

O Nota Fiscal Gaúcha já tem 1,9 milhão de inscritos, equivalente a quase 17% da população do Estado. Ao todo são mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados e 3,5 mil entidades indicadas para receber doações.


Gramado Summit reúne 1,7 mil pessoas na Serra

Cerca de 1,7 mil pessoas, entre palestrantes, visitantes, expositores e funcionários, participam até sexta-feira da Gramado Summit, o primeiro grande evento corporativo a acontecer no Brasill em 2021. Apoiada em protocolos preventivos e de segurança, o evento conta com três palcos de conteúdo simultâneos.

A área construída para o evento é de mais de 20 mil m². Entre os painelistas estão Karen Novaes (Google), Paula Hurtado (Nubank), Maurício Benvenutti (Startse) e Cláudio Azevedo (Ambev).


Acordos de redução de salários somam 500 mil na primeira semana

Mais de 500 mil acordos de redução de jornada e salário ou de suspensão temporária de contratos de trabalhadores da iniciativa privada foram assinados até esta quinta-feira (6), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Economia. A expectativa do governo é que, neste ano, sejam realizados cerca de 5 milhões de acordos. No balanço atual, quase metade (237,5 mil) se refere à suspensão de contratos.


Fiergs discute teto de impostos no Brasil

O secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa, debateu na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em reunião nessa quinta-feira (6), a ideia de criar um “teto para os impostos no Brasil”.

Ele citou a trajetória de participação crescente da carga tributária do País sobre o PIB, e questionou: “Se existe um teto de gastos, por que não criar um teto para os impostos?”. Segundo ele, o setor industrial sempre foi injustiçado, pagando a maior parte da conta de impostos.

O presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, disse que a ideia é muito bem-vinda, pois é colocada em debate quando há a discussão nacional sobre a reforma tributária.


Governo lança pesquisa para entender a dinâmica do coronavírus em 274 cidades do País

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quinta-feira (5) o lançamento de uma pesquisa sobre a prevalência da infecção por covid-19 no País. O estudo, que pretende mostrar o comportamento do vírus em território nacional, vai contar com a participação de 211.129 brasileiros, em mais de 62 mil domicílios de 274 municípios a partir de 1° de junho. Os participantes serão testados para identificar a presença de anticorpos do tipo IgG para a covid-19, apontando quem já foi contaminado ou desenvolveu imunidade após a vacinação. A metodologia da pesquisa foi apresentada em entrevista coletiva, em Brasília.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais