Pro_Move Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Pro_Move Lajeado

Por

Lajeado

O grupo do Pro_Move Lajeado deve anunciar na segunda-feira o nome do executivo que vai gerenciar a Agência de Desenvolvimento Local (Agil). O profissional já atuou em empresa incubada no Parque Tecnológico da Univates e, mais recentemente, foi Gestor de Inovação e Tecnologia do Programa INOVA RS, do Governo do Estado. Ele é fluente em quatro línguas, mestrando em Indústria Criativa na Feevale, e restam apenas alguns detalhes para formalizar a contratação.

Pro_Move Lajeado II

Aliás, a futura Agil já mudou de nome. Originalmente, a nova entidade executora de projetos fora batizada de Agência de Desenvolvimento de Lajeado. Porém, o grupo que coordena o movimento Pro_Move Lajeado percebeu a necessidade de regionalizar o nosso ecossistema de inovação. E eles acertam em cheio. O eixo da alimentação, por exemplo, depende necessariamente dos municípios vizinhos. Era esse o plano inicial do Codevat, lá nos indos da década de 90.

Atendimento remoto

Em Arroio do Meio, a administração municipal agendou as tardes de quinta-feira para o atendimento presencial do público por parte do prefeito e da vice-prefeita. Entretanto, o referido atendimento segue temporariamente suspenso em função da pandemia.

Em campanha?

03.07.2017 – Prefeita Paula MAscarenhas na inauguração da foto do ex-prefeito Eduardo Leite – Foto: Gustavo Vara

Em meio à pandemia, as viagens oficiais do governador Eduardo Leite (PSDB) serão ainda mais fiscalizadas pelas alas da oposição. Recentemente, o chefe do Executivo estadual esteve em Brasília. Para alguns membros da oposição, o tucano estaria utilizando recursos públicos para articular a própria candidatura à presidência da República. Além da capital federal, a desconfiança também sobrevoa as viagens realizadas por ele até o Estado de São Paulo. Nas entrelinhas, o jovem governador almeja ser um candidato “alheio” à polarização criada entre Lula e Bolsonaro.

Conta de luz

Em Estrela, o vereador João Braun (PP) solicita ao Executivo o valor da conta de energia elétrica de todas Escolas e Creches municipais, por unidade consumidora. Questionado sobre o referido pedido de informações, ele informa que pretende utilizar recursos do fundo gerado pela Contribuição de Iluminação Pública (CIP) (superavitário desde o advento das lâmpadas de led) na cidade para instalar painéis solares nos educandários.

Convênios

O governo de Estrela renovou o convênio com o município de Bom Retiro do Sul para seguir recebendo crianças ou adolescentes com idade entre zero e dezoito anos incompletos, vítimas de violência ou abandono. O acolhimento institucional precisa ser determinado pela autoridade judiciária, e é realizado pela “Pousada da Criança”, instituição que atende as demandas do Serviço de Proteção Social Especial – Alta Complexidade, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Mais leitura

Em Encantado, o vereador Diego Pretto (PP) sugere a criação de um programa de “Bibliotecas Comunitárias” no município. O pedido foi encaminhado nesta semana ao Executivo.

Gargalo´s

Nesta semana, o Conselho Municipal de Trânsito de Lajeado (Comtran) debateu sobre o enrosco envolvendo a saída do drive-thru da unidade do Mcdonald´s na cidade. A rede mundial de fast food instalou sua estrutura junto ao semáforo do entroncamento entre a Av. Alberto Pasqualini e as ruas General Mallet e Dom Pedro II. E o risco de acidente é constante no local.

Novas pontes

Prefeitos, vices e secretários municipais de Arroio do Meio e Colinas se reuniram (de forma virtual) na terça-feira à noite. Em debate, uma ponte sobre o Rio Taquari para interligar as duas comunidades vizinhas. Também participaram do debate o deputado federal Pedro Westphalen (PP) e o engenheiro do Daer, Richard Polo. Um novo encontro foi agendado para o mês de maio. As administrações municipais devem apresentar mais documentos e fotos dos pontos escolhidos para a estrutura.

Pisca-pisca

Os vereadores Valdecir Cardoso e Andresa Cristina De Souza, das bancadas do PP e do MDB, respectivamente, estão preocupados com as novas lâmpadas de LED instaladas em Encantado. Eles questionam o fato de alguns equipamentos estarem piscando e perguntam: qual a perspectiva de troca ou conserto das mesmas?

Moção ao Cristo

A Câmara de Encantado prepara uma Moção de Aplausos às famílias Talini, Radaelli e Camargo pelo “grandioso gesto na doação das terras para a construção do Cristo Protetor”. No documento, os vereadores lembram a figura de “Seu Telemaco Antônio Talini”, já falecido, e que foi o primeiro idealizador da obra.

Acompanhe
nossas
redes sociais