Proteção garantida para equipamentos eletroeletrônicos

Produzido por Estúdio A Hora

Proteção garantida para equipamentos eletroeletrônicos

Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) detectam e drenam a presença de sobretensão, contribuindo para que não hajam prejuízos aos produtos

Apresentado por

Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, a quantidade de produtos eletroeletrônicos nas casas e empresas aumentou. Com isso, cresceu a demanda por energia elétrica, mas também a queima e explosão de aparelhos.

Conforme o eletricista Marcelo Dick, o surto elétrico é uma sobretensão – elevação brusca do sistema de eletricidade, que pode vir de fenômenos da natureza como raio, ou por meio de queda de energia e “liga e desliga” de máquinas. “O que acontece principalmente aqui ou em países tropicais são aqueles por meio de raios”, aponta.

Atualmente, existem equipamentos que foram desenvolvidos com o objetivo de detectar a presença de sobretensão. Esses aparelhos são chamados de Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS), que drenam as tensões assim que identificadas, contribuindo para que não atinjam os produtos.

“O dispositivo oferece um caminho mais fácil para a descarga. Então ele desvia, por exemplo, um raio para o fio terra. Dessa forma, não deixa passar a sobretensão adiante, para a rede e dentro de casa”, explica.

Os DPS podem ser utilizados em redes de distribuição elétrica, linhas de telecomunicações e como proteção de transformadores e luminárias públicas. Além disso, são usadas em painéis de energia solar fotovoltaica, quadros de distribuição comerciais e residenciais e, até mesmo, conectados à tomadas.

De acordo com Dick, existem três classes de dispositivos. A primeira tem capacidade de corrente suficiente para drenar as tensões parciais de um raio. “É mais usada no interior ou fora de centros das cidades, e é instalado na entrada de luz”, pontua.

Já a segunda, drena correntes induzidas que penetram nas edificações. São os chamados efeitos indiretos de uma descarga atmosférica. “É instalada dentro das residências ou em salas comerciais junto com a caixa de disjuntores”, conta.

A última são dispositivos utilizados para a proteção de equipamentos que estão diretamente ligados à rede elétrica, à linha de dados e linhas telefônicas. “Eles têm proteção mais fina. O dispositivo pode ser plugado na tomada, junto com o aparelho elétrico, ou apenas pode estar próximo a ele”, conclui.

A CBM possui diversas opções de dispositivos para proteger equipamentos elétricos. São produtos que possuem custo-benefício garantido, já que as descargas elétricas, ou até mesmo outros tipos de tensões, costumam causar enormes prejuízos para as pessoas.