Você Investe em Fundos Multimercado?

Produzido por Estúdio A Hora

Você Investe em Fundos Multimercado?

Apresentado por

Se você ainda investe apenas em poupança ou CDB, saiba que existe um mundo de possibilidades lá fora. Fundos multimercado são uma grande família que nos ajuda na diversificação da carteira com ganhos mais altos (objetivos de CDI+3%aa a CDI+10%aa) do que esses investimentos tradicionais, mas com a possibilidade de controlarmos o risco de forma efetiva.

Este tipo de fundo abrange diversas estratégias de investimento. Alguns exemplos: Fundos Macro investem a partir de uma análise macroeconômica global, em juros, moedas, ações, inflação. Fundos quantitativos são geridos por algoritmos e não têm interferência humana na tomada de decisão, minimizando vieses psicológicos. Fundos Long and Short fazem operações de ativos e derivativos ligados ao mercado de renda variável, montando posições compradas e vendidas.

Nesta classe de ativos, além dos critérios numéricos (rentabilidade, consistência e risco), há critérios qualitativos dos gestores e suas equipes a serem avaliados. E, por último, mais importante do que escolher um fundo é montar uma carteira, com estratégias e gestoras diferentes, de forma que a interrelação entre os mesmos seja harmônica e benéfica, resultando num risco geral da carteira menor do que o risco individual de cada fundo. Para isto, existem ferramentas específicas e profissionais especializados que ajudam nas escolhas e na alocação dos recursos. Agende uma conversa.

Aderson Gegler, PhD

Diretor Moinhos Investimentos