Iniciou nesta semana o Curso de Fortalecimento Teórico e Prático ao Facilitador da Paz

EDUCAÇÃO

Iniciou nesta semana o Curso de Fortalecimento Teórico e Prático ao Facilitador da Paz

Ao todo, 65 pessoas de Lajeado e região participaram do encontro

Por

Iniciou nesta semana o Curso de Fortalecimento Teórico e Prático ao Facilitador da Paz
(Foto: Divulgação)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A 1ª edição do Curso de Fortalecimento Teórico e Prático ao Facilitador da Paz oferecido pelo programa Pacto Lajeado pela Paz para os Facilitadores da Paz já formados nos Círculos de Construção de Paz da Justiça Restaurativa, iniciou nesta semana.

O curso tem o objetivo de incentivar os Facilitadores da Paz a utilizarem a metodologia dos círculos nos seus espaços de atuação como instrumento de autocuidado, acolhida e conexão. Ao todo, 65 pessoas participaram do curso, algumas de outros municípios da região.

O curso é separado em dois momentos: primeiro para a teoria, com explicação das possibilidades de aplicação dos círculos de paz, e o segundo para diálogo entre os facilitadores, com compartilhamento de experiências e práticas. No total, serão 11 encontros, que ocorrerão de modo virtual. Para facilitar a participação, foram criadas três turmas, que têm o curso em diferentes turnos.

O primeiro encontro contou com a participação do prefeito Marcelo Caumo e da vice-prefeita Gláucia Schumacher, que apresentaram o programa Pacto Lajeado pela Paz.

Segundo a coordenadora da Justiça Restaurativa do Pacto Lajeado pela Paz, Tânia Rodrigues, o curso é ministrado por Josiane Pezzi, Carmen Spalding, Susiane Drehmer e Priscila Hasstenteufel.

“A motivação para a organização e o lançamento deste curso surgiu da necessidade de fortalecer e encorajar os participantes a utilizarem os processos circulares e as práticas restaurativas nos seus espaços de atuação, contribuindo na construção de planos de ação com o apoio e olhar das instrutoras parceiras. O desafio é a forma online, porém esta também está sendo uma prática diária nas nossas relações e nos permite pensar em formas de alinhar com os princípios e valores restaurativos. O retorno dos participante sobre o primeiro encontro foi algo motivador e estamos celebrando este movimento”, finalizou Tânia.

Acompanhe
nossas
redes sociais