Segunda dose da vacina contra a covid-19 segue sendo aplicada em Lajeado

Imunizante

Segunda dose da vacina contra a covid-19 segue sendo aplicada em Lajeado

Mesmo sem vacinas para fazer a primeira dose, a imunização continuará sendo feita nos dois locais para a aplicação da segunda dose das vacinas

Por

Segunda dose da vacina contra a covid-19 segue sendo aplicada em Lajeado
Geraldo Valer recebendo segunda dose (Foto: Divulgação/Maiara Rovêa)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O grupo de idosos com 62 anos completos ou mais começou a ser vacinado contra a covid-19 nesta segunda-feira, 12. A vacinação deste grupo prioritário iniciou as 8h e foi até as 10h40min, quando terminaram as cerca de 400 doses que estavam disponíveis no Parque do Imigrante e no auditório da Secretaria da Habitação, Trabalho e Assistência Social (Sthas). O processo de imunização para primeira dose foi interrompido, mas o município segue agora aplicando a segunda dose para quem já estiver no prazo. Agora, a Secretaria da Saúde aguarda a chegada de nova remessa para dar continuidade à vacinação com primeira dose.

Mesmo sem vacinas para fazer a primeira dose, a imunização continuará sendo feita nos dois locais para a aplicação da segunda dose das vacinas. Ou seja, as pessoas vacinadas no começo de março devem ficar atentas à data da segunda dose, que está escrita na caderneta de vacinação. É importante que os vacinados com a primeira dose procurem a segunda aplicação para completar o esquema vacinal.

O taxista Geraldo Valer, 77 anos, recebeu a segunda dose da vacina nesta manhã, no auditório da Sthas. “Eu sempre quis fazer a vacina, não perdi a oportunidade de me proteger. Mesmo com as duas doses eu vou continuar me cuidando e usando a máscara, porque a vida vem em primeiro lugar”, disse.

IMPORTANTE: Quem estiver no grupo prioritário tanto da vacina contra a covid-19 quanto da vacina da gripe deverá apresentar a carteira de vacinação na hora de se imunizar. O motivo é garantir o intervalo adequado entre as duas vacinas para evitar eventuais problemas.

O que você precisa saber sobre a segunda dose:

  • As duas vacinas que estão sendo aplicadas em Lajeado exigem segunda dose. No caso da vacina de Oxford, o intervalo é de 12 semanas. No caso da vacina CoronaVac, do Butantan, o intervalo é 28 dias para melhor resposta imunológica. A data de cada pessoa que já foi vacinada foi anotada a lápis na carteirinha. Basta consultar para ver quando a pessoa deve se vacinar novamente.
  • Para fazer a segunda dose, a pessoa só precisa apresentar um documento de identificação com foto e levar a carteirinha para conferência da data de vacinação. Daí, a data anotada a lápis será substituída por uma escrita a caneta, que informará que a pessoa completou o esquema vacinal.
  • Se a pessoa passou do período exato de fazer a segunda dose, ainda assim deve buscar a imunização de reforço o quanto antes.
  • No caso das duas vacinas (Oxford e CoronaVac), quem tomou apenas a primeira dose não é considerado imunizado. A primeira dose estimula o sistema imunológico, mas o benefício da proteção só é percebido depois da segunda dose. A imunização é considerada apenas duas semanas após a aplicação da última dose do imunizante, não importa qual seja.
  • Se uma pessoa recebeu a primeira dose de vacina e chegar a contrair a doença covid-19 antes de fazer a segunda dose, ela deverá esperar 30 dias após a manifestação da doença (primeiros sintomas) para só então receber o reforço.

Vacinação em Lajeado na terça-feira

Horário: das 8 às 14h (sem fechar ao meio-dia, mesmo horário nos dois locais)

Quem poderá se vacinar: Apenas quem for fazer a segunda dose de imunização, de qualquer um dos grupos prioritários, e que já fez a primeira. Não há mais vacinação de primeira dose para nenhum grupo.

Locais de vacinação:

– Parque do Imigrante (Avenida Parque do Imigrante, s/nº, bairro Alto do Parque). Modo drive-thru, exclusivamente para idosos de qualquer bairro. Os veículos deverão acessar o Parque pela entrada lateral (junto ao Restaurante Panorâmico e à Defesa Civil). Para aplicação 2ª dose (neste caso, levar a carteirinha). Para quem estiver a pé, o atendimento é das 10h às 14h.

– Auditório da Secretaria da Habitação, Trabalho e Assistência Social (Rua Cel. Júlio May, s/nº, bairro Centro). O auditório está localizado junto à Sthas, com entrada pela rua Cel. Júlio May.

Acompanhe
nossas
redes sociais