7 notícias: Estado aciona STF para retomar aulas presenciais

DESTAQUES DA MANHÃ

7 notícias: Estado aciona STF para retomar aulas presenciais

Leia as notícias que são destaque na manhã dessa segunda-feira, 12

Por

7 notícias: Estado aciona STF para retomar aulas presenciais
(Foto: Arquivo A Hora)
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Brasil registra 1.824 mortes por covid-19 em 24h

O Brasil registrou 1.824 novas mortes pela covid-19 neste domingo, 11. A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 3.109, voltando a ficar acima dos 3 mil pelo segundo dia seguido. No total, o Brasil tem 353.293 mortos pela doença. O RS registrou 102 óbitos no final de semana. A Secretaria de Saúde informou dois óbitos entre moradores de municípios do Vale do Taquari, neste domingo. A região tem 646 óbitos reconhecidos pelo Estado.


Líderes do MDB gaúcho concordam em posicionar o partido ao centro

Três dos principais líderes do MDB gaúcho se encontraram neste sábado (10) e conversaram por mais de quatro horas em um almoço em Osório, no Litoral Norte. O anfitrião foi o presidente estadual do partido, Alceu Moreira, que recebeu o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, que é secretário-geral do partido.

Além de analisaram as realizações e inciativas em curso no governo de Melo na Capital, os emedebistas discutiram o cenário político e os rumos do partido na eleição de 2022. Segundo Gabriel, os três concordaram que o MDB deve se colocar como alternativa de centro, tanto no pleito nacional quanto no estadual.

O presidente da Assembleia reconhece que, entre integrantes do partido, há alguns simpáticos ao presidente Jair Bolsonaro, mas rejeita a ideia de se aproximar do bolsonarismo.


Nova lei de trânsito entra em vigor nesta segunda

A nova de Lei de trânsito, que altera uma série de dispositivos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) entra em vigor nesta segunda-feira (12) com uma série de mudanças que devem impactar diretamente na vida dos motoristas brasileiros.

Entre as principais mudanças, a nova lei amplia de 20 para 40 pontos o limite de pontos que o motorista pode atingir no prazo de 12 meses antes de ter suspenso o direito de dirigir. Entretanto, há condicionantes: se houver uma infração gravíssima (que rende 7 pontos) no prazo de um ano, o limite cai para 30 pontos; acima de duas infrações gravíssimas, o limite continua nos 20 pontos; amplia de 5 para 10 anos o prazo de validade da CNH para motoristas de até 50 anos e agora, o motorista deverá manter os faróis acesos durante o dia apenas dentro de túneis e sob condições de chuva e neblina, entre outras mudanças.


Atos pelo país criticam decisão do STF sobre igrejas e pedem liberdade

Religiosos de várias partes do País promovem, neste domingo (11), atos pedindo liberdade para participar presencialmente de cultos e missas após decisão do Supremo Tribunal Federal, que autorizou governadores e prefeitos a proibirem cerimônias presenciais durante a pandemia. Denominado “Marcha da Família Cristã pela Liberdade”, o movimento convocou seguidores para carreatas em, pelo menos, 73 municípios.


Bolsonaro pede para senador abertura de impeachment de ministros do STF

Às vésperas da instalação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado sobre ações do governo federal na pandemia, o presidente Jair Bolsonaro diz ao senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) para ingressar com pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em conversa por telefone divulgada pelo próprio senador em suas redes sociais, Bolsonaro dá a entender que, se houver pedidos de impeachment contra ministros da Corte, pode ocorrer mudanças nos rumos sobre a instalação da comissão.


Obesidade responde por quase 50% dos gastos federais com câncer no SUS

Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) revela que o gasto com casos de câncer relacionados à obesidade entre adultos ficou em R$ 1,4 bilhão, do total de 3,5 bilhões aplicados em 2018 pelo governo federal no tratamento da doença na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Feito em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o estudo teve início no fim de 2019.

O estudo concluiu que são altos os gastos com cânceres vinculados ao excesso de peso, considerando o cálculo da fração atribuível.

O resultado evidencia quanto o excesso de peso contribui para os diversos tipos de cânceres associados à obesidade. O estudo do Inca mostrou que, no câncer de endométrio (corpo do útero), por exemplo, o índice ficou em torno de 24%.


Governo do Estado aciona STF para retomar aulas presenciais

O governador Eduardo Leite anunciou, no começo da tarde deste domingo, 11, no Twitter, que o Piratini entrou com uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) no intuito de obter autorização para o retorno das aulas presenciais, no formato híbrido, em todo o Estado, especialmente para a educação infantil e as séries iniciais (primeiro e segundo ano).

Conforme o tucano, a atenção com as crianças se faz necessária porque muitos pais e mães precisam trabalhar e são obrigados a deixar os filhos com alguém, algumas vezes, em condições menos adequadas do que as da escola. Dessa forma, esse é o principal motivo para a defesa da volta do ensino.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais