Varal Solidário reabre as portas

Na antiga Polar

Varal Solidário reabre as portas

Sem atendimento nos últimos meses, projeto promovido pela Secretaria de Cultura de Estrela volta a doar peças de roupas e sapatos para pessoas de baixa renda

Por

Varal Solidário reabre as portas
Comunidade pode agendar visitas ao local, com respeito às regras sanitárias (Foto: Bibiana Faleiro)
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As roupas ficam em varais e outras dobradas, guardadas em prateleiras. Há também alguns sapatos na sala que abriga o projeto Varal Solidário que, depois de alguns meses parado, volta a funcionar no chamado “barracão”, no prédio da antiga Polar.

São mais de sete mil peças como calças jeans, casacos e camisas, além de sapatos, disponíveis para a doação. Segundo a Secretária de Cultura e Turismo do município, Carine Schwingel, o espaço está aberto nas terças e sextas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h e o atendimento deve ser agendado para evitar filas e aglomerações.

“Com a chegada de temperaturas mais baixas, vimos a necessidade de reabrir tomando todas as medidas sanitárias, porque muitas famílias não podem comprar roupas mais quentes. Vemos pessoas que só têm uma manga para usar. Dessa forma podemos ajudá-los”, explica a secretária.

O projeto já existe desde 2013 e iniciou por meio do incentivo da comunidade com doação de eletrodomésticos, móveis e objetos de decoração vendidos no Brechó Solidário que, por um tempo, ocorria uma vez por ano. A doação de roupas veio mais tarde e faz alguns anos que o Varal Solidário está aberto dois dias por semana. Ele ganhou força principalmente em épocas de enchente e frio, e hoje faz parte da Secretaria de Cultura e Turismo.

No Brechó que ocorre geralmente em um sábado ou domingo programados, os móveis e utensílios são vendidos a um preço acessível e a arrecadação vai para o Lions Club de Estrela.

“Junto com a reabertura do Varal, queremos chamar a comunidade para arrecadarmos esses móveis. Muitas pessoas têm em casa almofadas, algum sofá sobrando. Podemos dar um outro destino para eles”, comenta Carine.

A equipe recebe as doações durante todo o ano e o estoque está sempre abastecido com milhares de roupas e sapatos. No início do ano passado, o Varal possuía cerca de 10 mil peças e cerca de seis mil foram doadas. Mas as arrecadações também foram grandes ao longo do ano.

“São peças de boa qualidade. É feita uma triagem antes, tiramos as peças rasgadas ou sujas, e para a doação, elas ficam estendidas no varal, como se fosse uma loja mesmo”, conta Karine. Agendamento e mais informações pelo telefone 3981-1122.

Acompanhe
nossas
redes sociais