Falta de doses suspende cronograma vacinal na região

À espera de nova remessa

Falta de doses suspende cronograma vacinal na região

As vacinas destinadas para a primeira dose terminaram nos cinco maiores municípios da região. Lajeado, Estrela, Teutônia, Taquari e Encantado seguem agora aplicando apenas a segunda dose. Ampliação para novos grupos depende da chegada de novos lotes

Por

Falta de doses suspende cronograma vacinal na região
Em Estrela, vacinação de primeira dose para idosos também está suspensa (Foto: Divulgação/Rodrigo Angeli)
Vale do Taquari

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que estão na vez de receber a vacina contra a covid-19 vão ter que esperar até uma nova remessa de imunizantes chegar à região. Isso porque as vacinas destinadas para a primeira dose terminaram nos cinco maiores municípios do Vale do Taquari.

No momento, não há previsão de recebimento de uma nova remessa para dar sequência à imunização e, consequentemente, ampliação da faixa etária e inclusão de novos grupos prioritários na primeira dose. Por isso, a partir de hoje, 7, os municípios focam na aplicação das segundas doses.

Este é o caso de Lajeado, que imunizou quase 12 mil pessoas com a primeira dose e agora vacina apenas pessoas que estão na fase de receber a segunda etapa. Estas, devem ir até o Posto do Centro.
Quem tiver dificuldade de locomoção pode solicitar vacinação no carro. O drive-thru do Parque do Imigrante não funcionará nesta quarta-feira.

Estrela

Nesta quarta-feira, 7, o foco da imunização em Estrela são os profissionais de segurança, como bombeiros, policiais militares e civis. Foram reservadas 50 doses para esse grupo prioritário. A iniciativa, desta vez, ocorre exclusivamente no Posto Central, das 10h às 12h.

A Secretaria de Saúde do município aguarda a chegada de um novo lote de vacinas para programar e finalizar a vacinação das pessoas acima dos 60 anos. Por enquanto, agendada segue apenas a aplicação da segunda dose para as pessoas com 77 anos ou mais.

Taquari

Taquari já imunizou 18,60% da população. Conforme o controle da Secretaria de Saúde de Taquari, o município recebeu até o momento 5.045 vacinas. Dessas, 5 mil já foram aplicadas. Das restantes, 40 são destinadas para profissionais da saúde e 5 para profissionais da segurança pública. No momento, Taquari não tem mais vacinas da primeira dose para a população dos idosos.

Da segunda dose, foram imunizados 4,16% da população taquariense. No total, foram recebidas 2.120 vacinas para essa etapa. Dessas, 1.120 segundas doses foram aplicadas. Assim, há mais 1 mil unidades para essa etapa, que devem ser feitas ao longo dos próximos dias, assim que as pessoas que receberam as primeiras doses completarem o período de intervalo entre elas.

Teutônia

Todas as vacinas recebidas pelo município de Teutônia para aplicação em 1ª dose nos idosos com 65 anos ou mais, também já foram aplicadas. O município aguarda recebimento de nova remessa para dar continuidade à vacinação. Para as pessoas que agendaram horário nos postos de saúde as doses estão reservadas e serão aplicadas no dia e horário combinado.

Para vacinação em 2ª dose, os munícipes devem aguardar a data informada na carteira de vacinação para agendamento.

Encantado

O mesmo panorama acontece em Encantado. No município, cerca de 22% da população foi vacinada com a primeira dose, segundo informações divulgadas pelo prefeito Jonas Calvi em live no final da tarde de ontem, 6. Todas as 450 doses que chegaram na semana passada, destinadas para primeira dose em idosos, foram aplicadas.

Agora, o município estipulou um calendário para aplicação das segundas doses, que pode ser conferido no box. A medida foi adotada para melhor aproveitar o quantitativo de doses em cada frasco.

Acompanhe
nossas
redes sociais