Avança a obra de reforma do Moinho de Palmas

Futuro ponto turístico

Avança a obra de reforma do Moinho de Palmas

Reforma da antiga construção é feita no Parque João Batista Marchese e vai integrar a Vila dos Imigrantes

Por

Avança a obra de reforma do Moinho de Palmas
Imóvel recebe novas janelas e portas, além da conclusão do telhado (Foto: Divulgação)
Encantado

Sendo utilizado por muitos anos para moagem e produção de farinha, o Moinho de Palmas, que foi um dos pontos mais frequentados de Encantado no passado, recebe nova etapa de reforma. Transferido para o Parque João Batista Marchese, a construção da réplica do Moinho recebe, nesta semana, a colocação das janelas e portas, além da conclusão do telhado.

O próximo passo será a montagem das máquinas para fazer o moinho funcionar e produzir a farinha de milho. O prefeito Jonas Calvi acompanhou os trabalhos na manhã da terça-feira. “É um sonho da nossa Administração transformar esse local em um espaço cultural e turístico. O Moinho vai integrar a Vila dos Imigrantes, com uma bela vista do Cristo Protetor”, comentou.

A arquiteta Karine Bagatini explica que a réplica procura ser a mais fiel possível à estrutura construída em Palmas. “É uma satisfação muito grande fazer parte dessa obra, pela importância que o Moinho teve na comunidade. Estamos unindo a parte arquitetônica com a dos equipamentos, num trabalho paralelo, para fazer o Moinho funcionar”, explica.

Iniciada por Pedro Hoppe e Albino Hoppe, a construção foi feita por volta da década de 50. Com a substituição do plantio do trigo por soja e evolução das opções de moagem, a produção do moinho diminuiu até se tornar inviável financeiramente. Entre os anos 90 e início dos anos 2000, o empreendimento encerrou as atividades.

Segundo a administração de Encantado, a estrutura do antigo Moinho que está sendo restaurado fará parte do Parque Histórico dos Imigrantes junto ao Parque João Batista Marchese.

Acompanhe
nossas
redes sociais