Pro_Move: dois anos movendo Lajeado

Opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Administrador de Empresas, Empresário, Consultor e Assessor de Gestão

Entusiasta do tema liderança

Pro_Move: dois anos movendo Lajeado

Por

Lajeado

Com o nobre objetivo de “Transformar Lajeado em uma cidade inovadora, ampliando a qualidade de vida e o conhecimento dos seus cidadãos”, o movimento Pro_Move Lajeado completou no último dia 28 de março seus dois anos de criação. Como um dos articuladores deste movimento, não posso me furtar de falar sobre este importante momento que estamos semeando.

Em 2017 realizamos as primeiras visitas, conhecendo e entendendo ecossistemas de inovação no Brasil. 2018 foi o ano de discutirmos o “Movimento Por Lajeado”, construirmos os objetivos e a estratégias com um grupo de líderes locais, unidos pelo conceito de quádrupla hélice (poder público, universidade, empresário e sociedade civil organizada). Foram várias reuniões para fomentar a ideia que culminaria no nascimento do Pro_Move Lajeado.

O ano de 2019 foi repleto de atividades, iniciamos com apresentação do movimento na prefeitura e câmara de vereadores, instalação do CMTI (Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação) e logo em seguida, no dia 28 de março, o lançamento. Um grande evento com a participação de aproximadamente mil pessoas, no Teatro Univates, a apresentação do movimento e o engajamento da comunidade! Durante o ano, a contratação da Fundação Certi – SC, para fazer o mapeamento das oportunidades do ecossistema, e com isso mais uma série de encontros e reuniões que resultaram em um documento com o mapeamento e sugestão de plano de atividades, disponível no site do Pro_Move Lajeado, entregue à comunidade em um evento da Acil de dezembro de 2019.

O ano de 2020 já iniciou com grandes marcos: o lançamento do Pro_Move Acelera 1.0, que selecionaria dois projetos inovadores para se instalarem em Lajeado, e a publicação da LEI Nº 10.963, DE 20 DE JANEIRO DE 2020, que institui o “Pro_Move Lajeado” e caracteriza a “Rota da Inovação” como ação estratégica. No mês de janeiro, os grupos de trabalho dos 4 eixos prioritários, Tecnologia de Informação e Comunicação, Tecnologia de Automação, Alimentos e Saúde, retomaram as reuniões periódicas, revisaram o plano de trabalho e montaram as sugestões para 2020.

Como todos sabemos, veio a pandemia, que nos afastou fisicamente, mas não esmoreceu o nosso movimento, nos trouxe rapidamente para um ambiente digital. Em maio já começamos a repensar as nossas ações, e adaptá-las para este novo momento.

Alguns resultados de 2020: ampliação dos canais de comunicação, novo site, página do Facebook, canal no Youtube. Ações dos grupos dos eixos prioritários, cartilha digital com vídeos com dicas de adequação às empresas de Alimentos, apoio a uma estrutura de Market Place fortalecendo o comércio local, apoio ao Testa Lajeado, cartilha com dicas de distanciamento e uso de máscaras.

Mas logo teremos mais: um projeto inovador de uma Agência de Desenvolvimento e Inovação, uma nova rodada do Pro_Move Acelera, mais atividades dos grupos de trabalho, um grande evento que acontecerá em agosto. Organizado pela UNIVATES e apoiado pelo Pro_Move Lajeado, o CRIE Smart Cities será gratuito e aberto para a comunidade.

São muitas iniciativas que ajudaram a cultivar este movimento, que ao completar seu segundo ano, engrandece com a participação de todas as pessoas dedicadas voluntariamente ao movimento, a para estas pessoas um especial PARABÉNS!

Acompanhe
nossas
redes sociais