Por quê fazer atividades físicas?

Produzido por Estúdio A Hora

Por quê fazer atividades físicas?

Práticas esportivas têm forte relação com a prevenção e tratamento do câncer

Apresentado por

O câncer está relacionado com muitos aspectos genéticos e hereditários. Mas há também questões comportamentais, como os hábitos alimentares e o estilo de vida, que atuam diretamente no desenvolvimento de tumores. Cada vez mais, fazer atividades físicas é um hábito que precisa estar inserido na rotina das pessoas, não somente para visar a redução de peso, mas também evitar o surgimento de doenças.

Diversos estudos já comprovam que o sedentarismo e a obesidade aumentam o risco de cânceres. Da mesma forma, as pesquisas mostram que a prática esportiva, além da natureza preventiva,  protege contra tumores e proporciona benefícios ao longo dos tratamentos.

Segundo o profissional de educação física, João Francisco Hauschild de Oliveira (o Chiquinho), a recomendação para qualquer pessoa é realizar atividades aeróbicas diárias por, no mínimo, 30 minutos. “Indicamos fazer caminhadas, pedaladas, aulas de natação, entre outras. Isso reduz o sedentarismo, o peso e a incidência de radicais livres”, explica.

Independente da prática, Chiquinho explica que a atividade deve ser realizada de forma segura e, de preferência, com a supervisão de um profissional habilitado. Além disso, é preciso atentar a frequência cardíaca durante a prática, que deve ficar entre 60 e 80% da capacidade total.

Exercícios em casa

Não é preciso frequentar as academias para se movimentar. Segundo Chiquinho, é possível fazer exercícios em casa, mas o importante é buscar uma orientação inicial para executar as atividades de forma correta e evitar lesões.

Treinamentos intervalados e exercícios de flexibilidade podem facilmente ser adaptados a rotina em casa. “Temos diversas ferramentas online, desenvolvidas inclusive por academias da região, nas quais as pessoas podem buscar orientação e treinos personalizados”, afirma Chiquinho.

Para o desenvolvimento das atividades o ideal é que se utilize o peso corporal, visto que muitas pessoas não possuem equipamentos ou acessórios em casa. “O importante é que as pessoas se movimentem de forma segura e eficaz”.

Pacientes devem praticar exercícios

Segundo a equipe multidisciplinar do CRON – Centro de Oncologia, todos os pacientes devem realizar alguma atividade. Aqueles que estão em estágios mais avançados do câncer ou que possuem dificuldades na execução de determinadas atividades podem optar por exercícios leves.

É importante destacar que a indicação da prática de exercício físico independe do estágio da doença. Hoje há diversas opções que podem beneficiar o paciente, entre elas o alongamento, pilates e hidroginástica.

Benefícios da atividade física

Os exercícios podem influenciar diretamente na rotina, principalmente em questões como:

  • Sono: melhora a qualidade, pois produz a sensação de relaxamento após o esforço físico.
  • Disposição: reduz a fadiga e melhorar a energia e a sensação de bem-estar.
  • Dor: os exercícios liberam substâncias analgésicas que reduzem o incômodo provocado pelas doenças e tratamentos.
  • Peso: A atividade física queima calorias e auxilia contra a obesidade.
  • Fortalecimento: Mantém ossos, articulações e músculos saudáveis.
  • Redução do estresse: As atividades equilibram o nível de hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina.