Para matar a vontade de doce

Gastrô

Para matar a vontade de doce

Comer um doce de forma saudável depois do almoço ou do jantar, sem temer o açúcar, é sim possível.

Por

Atualizado terça-feira,
06 de Março de 2021 às 14:34

Para matar a vontade de doce
Avocado food background with fresh organic avocado on old wooden table, copy space
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Comer um doce de forma saudável depois do almoço ou do jantar, sem temer o açúcar, é sim possível, segundo a nutricionista Luisa Arruda (@nutriluisamarruda). O segredo está na quantidade e na maneira de preparar as receitas.

Entre as alternativas para substituir o açúcar refinado, um dos vilões das dietas, estão o açúcar mascavo, o mel, o xilitol e a frutose, doce natural das frutas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a quantidade de consumo ideal de açúcar não deve ultrapassar 50 gramas diárias. Mas já existem pesquisas comprovando que os brasileiros ultrapassam essa média facilmente.

“Comer doce não é o problema. O problema é a escolha que vai ser feita. A gente pode montar estratégias para matar essa vontade de forma mais saudável e nutritiva”, destaca Luisa.

Apesar de ser temido pelas pessoas, a nutricionista afirma que o açúcar é uma importante fonte energética para o organismo e não vicia. “Ele é absorvido de forma mais rápida e gera uma sensação de prazer no organismo. Mas não pode ser visto como viciante. O prazer é diferente do vício”.

Para não esbarrar na compulsão ou na gula, Luisa revela que o truque é não restringir completamente o doce das dietas. “É cientificamente comprovado que toda e qualquer restrição pode gerar uma compulsão. Independente do alimento, o efeito rebote de ela não conseguir controlar o desejo, que ocorre quanto a pessoa tem contato novamente com a comida, pode ser maior”.

 

Coma sem medo

Para matar a vontade dos doces, Luisa sugere um Mousse de Abacate com Cacau, uma receita saudável e nutritiva. Confira:

Ingredientes:
– 1 abacate grande ou 2 pequenos;
– 2 colheres de sopa de cacau em pó;
– 2 colheres de sopa açúcar mascavo ou mel para adoçar.

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes no liquidificador ou mixer até ficar homogêneo. Essa receita rende 6 porções deliciosas! Bom apetite.

Acompanhe
nossas
redes sociais