Aapecan completa 16 anos de atuação

Associação

Aapecan completa 16 anos de atuação

Mais de 20 mil usuários já foram atendidos no Rio Grande do Sul

Por

Aapecan completa 16 anos de atuação
(Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Em 16 anos na prestação do serviço de acolhimento provisório institucional provisório, assessoramento, e defesa e garantia de direitos, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) já atendeu mais de 20 mil usuários no Rio Grande do Sul. Considerada como uma Organização da Sociedade Civil (OSC), a instituição é referência no Terceiro Setor no Estado. A OSC oferece de forma gratuita apoio e orientação de acesso às políticas sociais para pessoas com diagnóstico de câncer que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O dia 5 de março de 2005 foi o marco inicial do trabalho da Aapecan em Caxias do Sul, quando foi criado, por um grupo de voluntários, o primeiro espaço. Até hoje, já são 14 unidades distribuídas em todas as regiões do RS: Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Ijuí, Uruguaiana, Passo Fundo, Lajeado, Pelotas, Bento Gonçalves, Lagoa Vermelha, Camaquã, Bagé, incluindo a caxiense.

O diretor executivo e um dos fundadores, Paulo Vasques, destaca que o trabalho em equipe é fundamental para cumprir com a missão da instituição: “eu tive a iniciativa, porém o sucesso extraordinário da Aapecan é resultado de uma grande parceria da nossa equipe. Todos acreditaram que juntos poderíamos fazer essa transformação, fazer a diferença na vida de tantos usuários, e familiares, que já foram beneficiados e que estão sendo – e que serão – beneficiados pela Aapecan”, avalia ele.

Todo o trabalho realizado só é possível graças a sensibilidade e solidariedade de cada contribuinte, doador, voluntário, parceiros e colaboradores que acreditam na vida, ajudam a instituição a ir mais longe e a ressignificar nossos olhares frente ao câncer.

Sobre os desafios no cenário atual, Paulo relata: “a nossa principal preocupação hoje é não deixar nenhum usuário sem acolhimento, dieta e suplementos, e kits de alimentação. Estamos nos reinventando nesta pandemia para que nenhum usuário fique sem apoio. Estamos focados, trabalhando junto com a coordenação, os técnicos, a comunicação, o telemarketing, a supervisão e os coordenadores, para continuarmos nossa missão”.

A direção leva em conta a ampliação das estruturas e projetos futuros para o crescimento no momento ideal. Das 14 Unidades, dez possuem Casa de Apoio, onde os usuários e familiares usufruem dos benefícios de segunda-feira à sexta-feira: hospedagem, alimentação, atendimento e orientações das equipes do Serviço Social, Psicológico e Jurídico.

Na região, a Aapecan está presente em Lajeado, na rua Emílio Abichequer, 123 no bairro São Cristóvão. Para mais informações, contate: (51) 3714.2523 ou as redes sociais.

Acompanhe
nossas
redes sociais