7 notícias: Saúde negocia 63 milhões de doses de vacina da Moderna

DESTAQUES DA MANHÃ

7 notícias: Saúde negocia 63 milhões de doses de vacina da Moderna

Confira notícias que são destaques na manhã desta sexta-feira

Por

7 notícias: Saúde negocia 63 milhões de doses de vacina da Moderna
Créditos: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Saúde negocia 63 milhões de doses de vacina da Moderna

O Ministério da Saúde estima fechar um contrato com a Moderna para receber 13 milhões de doses da vacina do laboratório contra a Covid-19 até dezembro, com o primeiro milhão entregue até julho, segundo documento com o cronograma de entregas previsto pela pasta obtido pela agência Reuters.

O cronograma também prevê mais 50 milhões de doses do imunizante do laboratório norte-americano até 31 de janeiro de 2022, totalizando 63 milhões de doses da farmacêutica.

O documento estima ainda a chegada até o fim de maio dos primeiros 2 milhões de doses da vacina da Pfizer, cujo contrato com o governo federal por um total de 100 milhões de doses está na fase final de negociação.

Ao todo, em contratos já firmados, contratações futuras e tratativas, a pasta prevê receber até o fim do ano 575,9 milhões de doses. Desse total, 161 milhões de laboratórios com quem o ministério ainda mantém negociações.


Entidades pressionam pela reabertura do comércio no Interior

Após um movimento feito pela Fecomércio-RS, em que pede a abertura do comércio e dos serviços em horário restrito e escalonado, com a adoção de um novo protocolo para a bandeira preta, diversas entidades representativas do Interior do Estado também pressionam pela retomada das atividades econômicas. Fechadas desde o dia 28 de fevereiro – e sem perspectivas para a volta, visto que o governo estadual deve confirmar, por mais uma semana, a permanência na bandeira preta de todas as regiões – líderes empresariais buscam flexibilização.

No Vale do Taquari, com lojas fechadas e sem faturamento, as empresas do comércio não essencial fazem pressão sobre as entidades representativas. Líderes da CDL de Lajeado, Sindilojas Vale do Taquari e Acil receberam um grupo de donos de estabelecimentos comerciais de Lajeado. O encontro foi marcado por depoimentos de apreensão, indignação e preocupação com a manutenção financeira dos negócios e dos empregos nos estabelecimentos comerciais da cidade.


Polícia Civil inaugura primeira Delegacia de Pessoas Desaparecidas do RS

Investigar o desaparecimento de maiores de idade. Com esse propósito, a Polícia Civil inaugurou, nesta quinta-feira, a primeira Delegacia de Polícia de Investigação de Pessoas Desaparecidas do Rio Grande do Sul.

A cerimônia, que ocorreu de forma virtual em razão da pandemia, teve a participação da chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, e da diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Vanessa Pitrez.

A delegada Roberta Bertoldo, que já era responsável pela investigação de desaparecidos na 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, vai assumir o novo órgão.

De acordo com a delegada Vanessa Pitrez, a Polícia pretende avançar, também, no uso de ferramentas inovadoras que permitam à sociedade colaborar na localização de pessoas, por meio do repasse ágil e fácil de informações às autoridades.


Chefes de Executivos cobram agilidade na ampliação da imunização no País

Governadores de 14 Estados assinaram uma carta conjunta para solicitar ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a imediata adoção de providências para viabilizar a aquisição – junto a entidades e organismos internacionais – de novas doses de imunizantes contra a Covid-19. O governador Eduardo Leite foi um dos signatários do documento, já encaminhado ao Palácio do Planalto.

Os chefes de Executivo argumentam que a vacinação em massa, realizada o mais rápido possível, é a alternativa mais indicada, se não a única, para deter a pandemia, permitindo que o Brasil, Estados e municípios possam, aos poucos, voltar à normalidade.

Nesta quinta (4), Bolsonaro voltou a apelar para que governadores e prefeitos não adotem medidas restritivas para conter a crise sanitária, e disse que é preciso “enfrentar o problema de peito aberto” e parar de “frescura”.


Senado conclui votação da PEC para novo auxílio emergencial

O Senado concluiu nesta quinta-feira (4) a votação da Proposta de Emenda à Constituição, que destrava uma nova rodada do auxílio emergencial, mas estabelece um teto de R$ 44 bilhões para pagamento do benefício.

A PEC Emergencial agora segue para a Câmara dos Deputados, onde também precisa tramitar em dois turnos e ser aprovada por 60% dos deputados federais.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a admissibilidade do texto deve ser votada na terça-feira (9), e os dois turnos, na quarta (10).


Bolsonaro vai à Argentina para reunião do Mercosul e encontro com Fernández

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (4), que deve viajar para Buenos Aires, capital da Argentina, em 26 de março. O compromisso no país vizinho ocorrerá em celebração aos 30 anos do Mercosul, bloco formado pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Bolsonaro disse que na viagem deve ter a primeira conversa com o presidente argentino, Alberto Fernández. O encontro deve ocorrer de forma “reservada” para tratar de interesses dos dois países.


Papa Francisco visita Iraque em meio à pandemia

O Papa Francisco fará a primeira visita de um papa ao Iraque, com o objetivo de transmitir uma mensagem de paz e reconciliação ao país confinado pela pandemia e afetado por anos de violência. Ele deixou o Vaticano na manhã desta sexta (5).

De acordo com analistas, Francisco, que deseja entrar para a história por sua defesa dos pobres e da paz, a viagem é a mais arriscada de seus nove anos como Papa. Ele viajou sob forte esquema de segurança.

Durante a visita de três dias por várias cidades, o papa se encontrará com poucas pessoas nas estradas devido ao confinamento total decretado no país, onde o número de casos bateu esta semana um recorde desde o início da pandemia de covid-19, com mais de 5.000 infectados por dia.

Acompanhe
nossas
redes sociais