“Quando o dia não foi bom, ligo a música bem alto e danço”

ABRE ASPAS

“Quando o dia não foi bom, ligo a música bem alto e danço”

Suelen Hauschild, 29, é natural de Bom Retiro do Sul e, desde 1998, mora em Teutônia. Há oito anos, trabalha com dança. Nos municípios de Teutônia e Westfália, ministra aulas de FitDance, modalidade que ganha espaço nas academias do Vale do Taquari. É por meio dos encontros que conscientiza suas alunas sobre saúde mental e física.

Por

Atualizado sábado,
27 de Fevereiro de 2021 às 17:21

“Quando o dia não foi bom, ligo a música bem alto e danço”
Teutônia

A dança te ajudou a prevenir transtornos mentais como ansiedade e depressão? De que forma?
Desde a infância fazia aulas de dança. Iniciei com alemã, depois contemporânea, jazz e finalizei com dança de rua. Em 2012 tive depressão e nessa época me comprometi comigo mesma a voltar a dançar, pois tinha parado por cerca de três anos. Até hoje, para manter o meu psicológico fortalecido, ou quando o dia não foi bom, ligo a música bem alto e danço em frente ao espelho.

Quais os serviços que oferece?
Faço coreografias para festas de debutantes, formaturas ou casamentos. Além disso, sou instrutora de FitDance, que é uma modalidade criada há 7 anos na Bahia e que, aos poucos, vem chegando na região. O foco das aulas é a diversão. A FitDance tem suas coreografias oficiais disponíveis no canal do Youtube e conta com todos os ritmos que você possa imaginar.

Você é uma das poucas profissionais da região licenciada à FitDance. O que isso significa para você?
Levar a bandeira da FitDance é maravilhoso. Quando fui apresentada à marca e à essência da empresa, me apaixonei. Porque essa ideia de trazer felicidade e saúde mental para as pessoas combina muito comigo. Sinto que preciso ajudar a melhorar o dia de alguém, então se eu posso fazer isso com dança, para mim está perfeito.

Em suas aulas costuma propor atividades com ações de conscientização. Quais temáticas são trabalhadas?
A aula não é sobre quem acerta mais passos ou quem dança melhor, é sobre se libertar e rir muito. O objetivo é que elas esqueçam os problemas do cotidiano. Essas mensagens eu reforço de várias maneiras ao longo dos meses: entregando poesias, conversando sobre minha experiência com a depressão, fazendo quizz sobre o Outubro Rosa e conscientizando para a saúde mental. O resultado é estrondoso e sempre recebo o feedback das alunas dizendo o quanto foi positivo alguma ação.

Qual a importância das pessoas praticarem atividades culturais?
É simples: a arte exercita a criatividade. Nós exercitamos ela desde pequenos com brincadeiras infantis, desenhos e trabalhos legais. Porém quando iniciamos a vida adulta, somos consumidos pela rotina e não praticamos mais nada. A arte e a criatividade andam juntas. E sem ela você vai ficar para trás em algum momento da sua vida, seja no trabalho ou por um abalo psicológico. Por isso, cuide de você hoje.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais