Prevenção é o melhor caminho

Produzido por Estúdio A Hora

Prevenção é o melhor caminho

Aliadas da saúde, práticas esportivas evitam o desenvolvimento de doenças

Apresentado por

Ser saudável engloba um conjunto de ações, que incluem ter uma alimentação regrada, momentos de lazer, horas adequadas de sono e praticar atividades físicas. No que diz respeito ao câncer, os exercícios são muito importantes, pois têm forte influência na redução do desenvolvimento de tumores e no aumento da imunidade, como explica o médico oncologista do CRON – Centro de Oncologia, Renato Cramer.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), ser fisicamente ativo é fundamental para quem quer viver mais. Além de proporcionar o bem-estar, as atividades controlam doenças cardíacas, o diabetes e a incidência de cânceres. Por isso, combater o sedentarismo, em qualquer idade, se tornou um desafio cada vez mais importante.

Os últimos estudos da OMS sugerem que os adultos destinem, por semana, no mínimo duas horas e meia para práticas aeróbicas. Já as crianças e adolescentes a média recomendada é de uma hora diária de exercícios. Os idosos também são aconselhados para praticar atividades a fim de estimular o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a coordenação motora.

Para aqueles que já possuem alguma debilidade ou mesmo os pacientes oncológicos, Cramer ressalta que os exercícios também são excelentes aliados na redução dos efeitos colaterais relacionados aos tratamentos, como a fadiga e o cansaço.

“A atividade, primeiramente, tem uma questão preventiva àqueles que nunca tiveram câncer. Ela serve ainda como precaução a possíveis efeitos colaterais e, para quem já recebeu o diagnóstico de câncer, serve como prevenção de uma recidiva da doença ou desenvolvimento de novos tumores”, explica.

Esporte, uma paixão

Amante dos esportes, o advogado e presidente do Clube Tiro e Caça (CTC), Ney Arruda Filho, acredita que a atividade física não é uma prática de luxo e faz toda a diferença na vida das pessoas. “É cientificamente comprovado que aqueles que praticam o esporte e levam uma vida saudável reduzem, substancialmente, a incidência de doenças”.

Para ele, ter ambientes e projetos como o CRON Previne, que conscientizem as pessoas sobre a importância de mudar hábitos, é fundamental para a sociedade. E é por acreditar no esporte que Arruda Filho desenvolve projetos, junto a diretoria do CTC, para promover a saúde e o bem-estar da comunidade.

A exemplo, o advogado pratica tênis, esporte pelo qual é apaixonado e que incentiva a família a treinar também. “Além da parte física, o tênis desenvolve a parte mental e a disciplina. É um esporte que traz muitos benefícios”.

O CRON Previne

Iniciativa lançada em novembro do ano passado, o CRON Previne é um projeto que visa incentivar mudanças de hábitos e identificar, precocemente, os sinais do câncer por meio do rastreamento genético.

As primeiras ações do projeto incluem parceria com Hospital Albert Einstein para realização de exames de mapeamento e novos tratamentos e com a Associação de Ecologia e Canoagem (AECA), para a prática de canoagem as margens do Rio Taquari.

Veja o depoimento de Ney Arruda Filho