Grupo de voluntários transforma calças jeans em mochilas

Voluntariado

Grupo de voluntários transforma calças jeans em mochilas

Projeto confeccionou 200 itens a serem doados para crianças de famílias vulneráveis

Por

Grupo de voluntários transforma calças jeans em mochilas
Cinquenta mochilas foram doadas a alunos da FOK, no Santo Antônio (Foto: Divulgação)
Lajeado

“Todas as mochilas são diferentes umas das outras. Cada uma vai contar uma história. Ver o sorriso das crianças que as recebem é o maior incentivo para continuarmos com esse tipo de projeto”. Paulo Henrique Demari é um dos voluntários do Rotaract Club de Lajeado e participou do projeto “Educajeans”.

A partir de calças jeans doadas pela comunidade, o clube confeccionou 200 mochilas que estão sendo doadas para crianças de escolas em áreas de vulnerabilidade social da região. A ação foi realizada em conjunto com cerca de 60 alunos da Escola Porto Novo.

A ideia foi promover o voluntariado entre as crianças incentivando as doações, além de criar um projeto de impacto social e sustentável. Em um primeiro momento foram arrecadadas 150 calças e o grupo ainda recebeu uma doação da prefeitura de Lajeado com sobras de calças arrecadadas na época da enchente no inverno do ano passado.

A partir disso, essas peças foram separadas e lavadas pelos voluntários do clube. As mochilas foram confeccionadas pela costureira Reni Steil, 60. “Nossa maior dificuldade foi encontrar alguém que fizesse as mochilas, e a Dona Reni veio como um anjo. Ela até lavou algumas calças para nós”, conta Paulo.

As 200 mochilas foram costuradas na casa de Reni, em Arroio do Meio, onde ela também mantém o atelier de costuras. O trabalho diário dela foi intercalado com a confecção das mochilas que levou cerca de um mês.

“Gostei muito de ajudar. Se precisarem, vou me oferecer de novo. Eu sempre penso: se eu tenho condição de ajudar, por que não fazer?”, conta a costureira.

Ela lembra que em outra ocasião ajudou a neta na confecção de bonecas que foram doadas para uma entidade em Porto Alegre e quer continuar participando desse tipo de ação. Reni já até sugeriu ao clube fazer estojos de jeans num próximo projeto.

Para iniciar o ano

A doação das mochilas foi feita para a Escola Municipal do Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal (FOK) e ainda serão entregues para as escolas São João Bosco e Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio – CIEP, em Lajeado, além da Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos, em Estrela, que farão a distribuição.

O Rotaract também doou materiais escolares como caderno, lápis de cor, borracha, apontador e um livro infantil ou infanto-juvenil também arrecadado pelo grupo.

A atual presidente do clube, Nayane Scherer, destaca que muitas famílias não podem comprar materiais escolares para seus filhos e por isso a ideia da doação, para também prepará-los para o início do ano letivo. “O nosso sentimento é de amor ao próximo e temos certeza de que os 200 alunos terão um bom retorno às aulas”, conta Nayane.

A diretora da Fok, Marisete Mattes agradeceu as doações. “Para nós foi uma contribuição imensa. Ainda mais que vieram com material escolar. Sem falar do significado da mochila que foi reaproveitada de uma forma criativa”.

Sobre o Rotaract Lajeado

O clube é formado por voluntários do município que têm entre 18 e 30 anos. Entre as atividades que desenvolve estão projetos de impacto social, como a “Ceia Solidária” que foi realizada no Natal do ano passado. Em conjunto com moradores do bairro Santo Antônio, o clube doou cerca de 250 marmitas compostas por lentilha, arroz e galeto para pessoas carentes do bairro.

As reuniões do clube são feitas aos domingos e para participar é só conversar com um dos voluntários.

Acompanhe
nossas
redes sociais