“A pandemia só vai terminar com a vacina e com a nossa atitude”

ENTRE ASPAS

“A pandemia só vai terminar com a vacina e com a nossa atitude”

Médico Hugo Schünemann destacou em seu comentário na Rádio A Hora 102.9 o crescente números de casos de coronavírus no estado e a importância de manter os cuidados

Por

“A pandemia só vai terminar com a vacina e com a nossa atitude”
(Foto: Divulgação)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, conversou na manhã desta sexta-feira, 26, com o médico Hugo Schünemann. No comentário dessa semana, ele destacou o aumento do número de casos de covid-19 em todo o estado e a importância das pessoas terem responsabilidade com o coletivo.

Schünemann ressalta que tem visto nas redes sociais, um posicionamento equivocado diante à pandemia. “Para elas o problema da pandemia está na roubalheira ou na má gestão. Não é assim, houve alguns pontos em má gestão sim, mas não em todo o contexto”, avalia.

Conforme o médico, o Hospital Bruno Born criou uma UTI Covid com 10 leitos no início da pandemia, mas que agora está com 27. Isso representa um crescimento de quase 300% em leitos para pacientes com coronavírus, de março até agora. “Não é fácil criar uma UTI, não adianta aumentar mais a estrutura, porque se criar 100 leitos, vão precisar de 200. Se criar 200, vão precisar de 300. Não tem como expandir o espaço para internações se não tem profissionais para isso”, analisa.

De acordo com o comentarista, seria possível deixar o comércio e outros setores abertos se a comunidade tivesse responsabilidade. “As pessoas cansaram, não usam mais máscara. Entendemos que está todo mundo de saco cheio e que a ‘gurizada’ quer sair, mas não adianta decretar lockdown se todos continuarem fazendo tudo aquilo que não deveriam fazer. Isso só vai causar mais prejuízos econômicos”, pontua.

Segundo Schünemann, o medo agora é das pessoas adoecerem, precisarem de leitos e não terem mais na região Sul do país, pois está tudo ocupado. “Não tem onde colocar mais gente. A demanda está maior que a oferta porque não estamos fazendo a outra parte que é de se cuidar”, reforça.

Para o médico, a sociedade não pode relaxar com os cuidados. “A pandemia só vai terminar com a vacina e com a nossa atitude”, ressalta.

Ouça o comentário de Hugo Schünemann na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais