Fotos: Paredes de antiga fábrica contam a história de Estrela

Arte

Fotos: Paredes de antiga fábrica contam a história de Estrela

Com a missão de retratar como o município foi constituído por meio da arte, Sérgio Werle quer finalizar um dos murais neste domingo. O próximo painel retratará a cidade no passado

Por

Fotos: Paredes de antiga fábrica contam a história de Estrela
Artista de 66 anos, Sérgio Werle trabalha no painel desde junho do ano passado. Imagem já chama a atenção da comunidade (Foto: Ramiro Brites)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A cidade contemporânea, os principais prédios, etnias e costumes marcantes da comunidade estrelense. Esses elementos compõem um dos painéis pintados na antiga sede da cervejaria Polar, defronte para a escadaria.

Mais um mural está previsto na mesma rua Arnaldo José Diel, do outro lado da esquina com a Coronel Flôres. Esse retratará a Estrela do passado, e o que constituiu o município, como personagens históricos e as primeiras embarcações.

Sérgio Werle, 66, pretende terminar a primeira parte da obra neste domingo para poder dar atenção à pintura nostálgica. Ele conta que, desde o início do trabalho, muitos empecilhos foram vencidos.

A ideia de dar uma nova cara ao prédio em que seu pai trabalhou como operário é antiga. Em abril de 2020, ele foi chamado pela secretária de Cultura, Carine Schwingel, para contar a história de Estrela em grandes pinturas. A administração municipal deu aval ao projeto mostrado por Werle em um esboço de papel e contratou o pintor.

Conforme o artista, depois disso, o primeiro desafio foi achar um andaime que permitisse as pinceladas nas alturas. O equipamento foi fornecido pela prefeitura e um funcionário ajudou a montá-lo. “Para trabalhar em andaime, tem que ser equilibrista, malabarista, contorcionista, e tem que se cuidar”, adverte.

Agora, Sérgio espera que o servidor atenda outras demandas para ajudá-lo a deslocar o andaime para o outro lado da pintura. Enquanto isso, o artista trabalha nos detalhes das representações de prédios como Colégio Evangélico Martin Luther, a rodoviária e o pórtico.

Com a estrutura montada, a dificuldade foi encontrar a tinta certa. Os tipos de tintura mais duráveis que resistam ao ambiente externo não tinham a espessura desejada ou a oferta de tons era muito pequena. A solução foi uma tinta acrílica, normalmente, utilizada em pisos. Para aumentar a disponibilidade de cores, Werle mistura as tintas. “Falei para me trazerem as cores primárias e depois eu resolvo as tonalidades”.

Outro advento enfrentado para executar a pintura é o clima. Por ser uma obra de rua, os dias de muito frio durante o inverno e os períodos de chuva impossibilitam o andamento do trabalho.

Novo cartão postal

A escadaria, local onde se encontra a instalação, também é o ponto central da representação de Estrela que deve ser finalizada nesta semana.

Quem vê o mural dos degraus vislumbra a continuidade do local no horizonte. A profundidade expressada na pintura leva o visitante a pontos marcantes do município.

O painel retrata gaúchos, em trajes típicos e uma churrascada, personagens com vestes da cultura germânica, outros caracterizados como imigrantes italianos, ainda negros em roda de capoeira e, no alto, uma tribo indígena. A dança e arquitetura típicas dos povos representados também são incluídas no painel.

Há ainda destaques para prédios históricos, igrejas e a rua coronel Müssnich, representada pelo comércio. “Botei também as decorações da festa do Chucrute. Painéis enormes que haviam sido feitos por mim”, conta Sérgio.

Para a secretária da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Carine Schwingel a pintura visa transformar o espaço, de fato, em um ponto turístico. “Tem a beleza natural do rio, tem a história do prédio do polar, temos que criar um lugar agradável para as pessoas sentarem mas também um espaço de contemplação. Quem for ver o rio, também terá acesso a nossa história por meio da arte”.

Os painéis pintados por Sérgio Werle foram custeados pelo governo municipal. Na rua Coronel Flôres, outras pinturas são realizadas com verbas federais.

Acompanhe
nossas
redes sociais