Especialistas em saúde mental oferecem consultas virtuais gratuitas

Saúde emocional

Especialistas em saúde mental oferecem consultas virtuais gratuitas

Parceria entre Univates e Unisc permitirá cerca de 600 atendimentos à população

Por

Especialistas em saúde mental oferecem consultas virtuais gratuitas
Profissional participou ontem de entrevista no programa A Hora Bom Dia (Foto: Laura Mallmann)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma parceria entre a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) permitirá um atendimento com profissionais da psiquiatria e psicologia de forma gratuita por meio do programa “Vale a Vida”. A informação foi divulgada pela psiquiatra e psicoterapeuta Luiza Lucas, durante entrevista ao programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, na manhã de quarta-feira, 25.

Serão disponibilizados cerca de 600 atendimentos para pessoas que sejam maior de idade e residam nos Vales do Taquari ou Rio Pardo. “Vamos focar nessa região porque são os lugares que possuem os maiores índices de suicídio no Brasil. Números altos e reconhecidos mundialmente”, destaca.

Os atendimentos serão feitos de forma on-line por uma equipe formada por três psicólogos e três psiquiatras. O agendamento deverá ser feito por meio de um site, que deve ter o endereço divulgado nos próximos dias, ou por meio do telefone para aqueles que não tiverem acesso à internet. Após se inscrever, a equipe entrará em contato para agendar a sessão que serão quatro na semana de forma gratuita.

Ansiedade e depressão

A profissional destaca que o diagnóstico com relação à ansiedade e depressão tem aumentado nos últimos meses. “As pessoas que já tinham predisposição à ansiedade, que já tinham preocupações, começaram a ficar mais ansiosas e mais preocupadas”, observa.

A profissional dá dicas de como amenizar as crises de ansiedade. Exercícios físicos, alimentação, medicações guiadas e outras atividades contribuem para o relaxamento. “A meditação faz com que a pessoa fique no momento presente e se conecte consigo mesmo”, diz.

Para meditar é fácil, Luiza explica que existem na internet diferentes trilhas de meditação que podem ser feitas diariamente por 15 minutos. “Meditação diária ajuda a desacelerar e faz com que perceba quais são as nossas atitudes diárias. A gente precisa se focar em nós mesmos e não abrir o celular logo quando acorda.”

Acompanhe
nossas
redes sociais