Comitê científico recomenda suspensão imediata da cogestão

ESTADO

Comitê científico recomenda suspensão imediata da cogestão

Aumento no número de casos e internações nas UTIs motivam grupo a sugerir medidas como a suspensão do modelo de cogestão. Tema deve pautar reunião entre governo do Estado e Famurs

Por

Comitê científico recomenda suspensão imediata da cogestão
(Foto: Governo do Estado)
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19 do Estado publicou um documento com recomendações frente ao agravamento da situação epidemiológica no Rio Grande do Sul. A suspensão imediata do modelo de cogestão é uma das medidas sugeridas pelo grupo. Tema deve pautar reunião entre governo do Estado e Famurs, que ocorre hoje à tarde, 25, a partir das 14h.

Além disso, Comitê reitera a recomendação de adoção de protocolos de bandeira preta, e sugere campanha de comunicação massiva sobre a gravidade da situação, envolvendo gestores, sociedade civil organizada, sistema público e privado de saúde e toda a população.

O documento apresenta números de internações hospitalares e cita possíveis consequências do esgotamento do sistema de saúde. O Comitê pede ainda a união de esforços pelo bem comum, por acreditar que situação da pandemia deve piorar.

“A estratégia de aumentar os leitos é muito importante, mas não é possível aumentar leitos infinitamente, e nem na velocidade necessária quando há descontrole da transmissão. Por mais que seja possível adquirir mais equipamentos, é impossível formar novas equipes de saúde com o conhecimento especializado necessário na mesma velocidade”, cita trecho do documento.

Acompanhe
nossas
redes sociais