Vídeo: “Estamos no momento mais crítico de atendimento no HBB”

Manifestação

Vídeo: “Estamos no momento mais crítico de atendimento no HBB”

Em vídeo, diretor executivo da instituição de saúde pede que população evite aglomerações e ressalta esforço das equipes de atendimento

Por

Atualizado quarta-feira,
24 de Fevereiro de 2021 às 11:43

Vídeo: “Estamos no momento mais crítico de atendimento no HBB”
(Foto: Reprodução)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O diretor executivo do Hospital Bruno Born, de Lajeado, Cristiano Dickel, pediu que a população siga se cuidando e evitando aglomerações.

Em vídeo, compartilhado por meio da assessoria de imprensa da casa de saúde, destaca sobre o aumento em 200% nos atendimentos na casa de saúde, além das internações clínicas que cresceram em 220%. “É o momento mais crítico que o hospital passa nesse momento”, observa.

Dickel enfatiza o esforço das equipes para conseguir expandir ainda mais o atendimento. “Precisamos do apoio da população para que evite aglomerações, circulação e siga com os protocolos de higiene porque a situação é preocupante.”

Na manhã desta quarta-feira, a UTI Covid estava com 100% de ocupação dos leitos.

Plano de contingência

O HBB informou, na manhã desta quarta-feira, como serão os procedimentos e os próximos passos em relação ao atendimento de casos suspeitos ou de contaminados confirmados, por Covid-19, na instituição.

O Plano de Contingência prevê cinco fases – todas elas voltadas especialmente ao número de equipamentos disponíveis para o atendimento. Neste momento, o HBB inicia a operação em Nível 3.

Na Fase 1 eram utilizados 10 leitos na UTI Covid; na Fase 2 registou-se a ampliação do setor para mais 8 leitos na UTI Covid II. A Fase 3, aberta nesta quarta-feira, conta com mais quatro leitos na UTI Covid III.

O HBB já providencia o início da Fase 4, com a abertura de outros cinco leitos na UTI Covid IV. Para esta fase, porém, há necessidade de equipamentos que estão sendo solicitados ao governo.

Em uma eventual lotação destes novos leitos abertos na UTI Covid IV, prevista para os próximos dias, o Hospital Bruno Born dará início a Fase 5, de Calamidade. A partir deste momento não haverá mais espaço nas UTIs e nem respiradores. Os pacientes passarão a ser colocados na Sala de Recuperação do Bloco Cirúrgico e ventilados com uso de carro de anestesia.

Nesta quarta, o HBB já passou a receber também pacientes vindos através da Central de Regulação, trazidos pelo Samu e oriundos de hospitais com menor capacidade de atendimento. A transferência se dá pelo Conceito Vaga Zero, onde hospitais maiores e com maior resolutividade acabam por receber pacientes de outras cidades. Isso aumenta a imprevisibilidade, cria superlotação e faz com que o cenário de calamidade se torne uma realidade com a qual teremos de lidar.

No momento em que as UTIs Covids forem ampliadas ao máximo serão fechadas salas, postergados tratamentos e remarcadas consultas. A prioridade será total ao atendimento Covid.

Confira o pronunciamento feito em vídeo:

Acompanhe
nossas
redes sociais