Mais de 66 mil pessoas prestigiaram lives do aniversário da Certel

65 ANOS

Mais de 66 mil pessoas prestigiaram lives do aniversário da Certel

Evento contou com apresentações artísticas e culturais e inauguração de novos investimentos da cooperativa

Por

Mais de 66 mil pessoas prestigiaram lives do aniversário da Certel
Presidente Erineo Hennemann discursou durante a live / Crédito: Divulgação/Certel
Teutônia

Os 65 anos da Certel foram comemorados de maneira especial na última sexta-feira, 19. Em atenção às normas protocolares preventivas à Covid-19, o aniversário foi festejado com quatro lives, três das quais mais artísticas e culturais e que se estenderam até o domingo, 21, alcançando um total de 66.849 visualizações. Autoridades municipais, regionais, estaduais e nacionais deixaram seus cumprimentos pelo aniversário da cooperativa.

O primeiro ato comemorativo foi a inauguração da Usina Solar de São Pedro da Serra, instalada junto à subestação instalada naquele município. Acompanhada pela prefeita Isabel Corete Joner Cornelius, o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, salientou que esta é a segunda usina solar da cooperativa, com potência de 380 killowat-pico, com capacidade de atender 720 pessoas, num investimento de R$ 1,5 milhão, financiados pelo Sicredi.

Outro importante investimento que marca os 65 anos é a nova linha de transmissão, com cabeamento duplo, que interliga as subestações da cooperativa de Lajeado e Teutônia com a nova subestação instalada em Costão, Estrela, e que abastece o Vale do Taquari com energia elétrica oriunda das Subestações da CEEE de Garibaldi e Lajeado. Juntamente com o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, Hennemann enalteceu que a linha representa um marco histórico para o cooperativismo, com infraestrutura capaz de dar à região uma autonomia energética para os próximos 25 anos, configurando-se como um novo “pulmão energético”.

Também ocorreu a inauguração do cabeamento elétrico subterrâneo da rua em frente à sede administrativa da Certel, em Teutônia. O local conta com um ponto de abastecimento de energia solar para automóveis, sendo que a cooperativa já possui o seu primeiro carro 100% elétrico, adquirido no final de novembro. Na companhia do prefeito de Teutônia, Celso Forneck, o presidente enfocou que esta é mais uma demonstração do quanto a Certel se dedica para manter-se alinhada às novas tecnologias do setor, sendo que o ponto de abastecimento estará disponível gratuitamente também para toda a comunidade.

 

Prefeito de Teutônia, Celso Forneck cumprimenta Hennemann após inauguração de rede subterrânea / Crédito: Divulgação

Agilidade

Também marcando o 65º aniversário, a cooperativa adquiriu dois novos caminhões de grande porte e robustez. Um deles conta com estruturas importadas do Texas, Estados Unidos, com tecnologia inédita no País para atuação em rede energizada.

A geração eólica, através da força dos ventos, vem sendo amplamente estudada pela cooperativa. Tanto que está sendo iniciada a medição da velocidade do vento na região, visando a futura instalação de uma usina eólica. No aniversário, foi assinado o contrato com a empresa EPI – Energia, Projetos e Investimentos, que fará esta medição.

Agradecimento

Para Hennemann, a comemoração foi muito especial por refletir o esforço de diferentes gerações que já contribuíram com a cooperativa. “Com certeza, estamos seguindo um ideal, uma imaginação e um sonho que foram criados lá, em 1956, por 174 fundadores da Vila de Teutônia que almejavam uma vida melhor. Hoje, somos mais de 74 mil associados e atuamos em 48 municípios que contam com essa nobre visão. Um agradecimento especial aos nossos colaboradores e a todo o quadro social, que são verdadeiros parceiros do desenvolvimento da Certel”, relatou.

Premiados

Entre os espectadores sorteados com vales-presentes das Lojas Certel, estiveram Lori Andschau, de Travesseiro; Aluanny Botello da Silva, de Teutônia; Lurdes Klein, de Boa Vista, Teutônia; Luiza Rambo, de Santa Clara do Sul; Letícia Birck Schneider, de Teutônia; Elaine Sell, de Santa Clara do Sul; Cecilia Nadir Werner, de Barão; Evanir da Costa Prado, de Paverama; Cristiane Doertzbacher Scheibe, de Forquetinha; e Gabriel Carlotto, de Carlos Barbosa.

Acompanhe
nossas
redes sociais