Um Vale mais careta

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um Vale mais careta

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A conclusão é da amiga e jornalista Laura Peixoto. E é certeira. O Vale ficou mais careta com a morte precoce do nosso polêmico e astuto Adriano Mazzarino. E o “Mazza” se foi muito cedo. Morreu no Dia do Repórter. Tinha apenas 56 anos e uma vitalidade de dar inveja aos jovens “reporteiros”. A maneira incansável com a qual ele buscava o “furo” deve servir de inspiração às novas gerações. O cafezinho com a fonte, no canto escuro da cafeteria. Ou mesmo aquela conversa nos bastidores, “de cantinho”, em busca daquelas pautas que fogem do oficioso ou do conteúdo pronto, laudatório.

O Mazza era um repórter-raiz. Ou como me assopra o eterno amigo Renato Zanella, o Mazza é “insubstituível”. E isso é a mais pura verdade. O Mazza era único. Ácido, provocador e corajoso. Cheio de defeitos, é claro. Assim como eu, você e todo o mundo. Amigo, você ficará eternamente em nossas lembranças. O seu inventivo “O Guaxo” e a provocante “TV Zueira” também ficarão na lembrança. Lajeado, Encantado, o Vale do Taquari e Nova Iorque lamentam profundamente a tua partida, amigo. E quem por ventura não o levou a sério, a bem da verdade, não entendeu nada.


Cães x Animais

Na sessão plenária de ontem, o vereador Mozart Lopes (PP) respondeu às críticas recebidas nas redes sociais, logo após a reprovação de projetos ligados à causa animal em Lajeado. A mensagem foi para a colega Ana da Apama (MDB), autora dos projetos sobre o Censo Animal e o fim dos fogos de artifício com estampidos. “Estamos em uma pandemia, com 100% dos leitos ocupados, e 100% da UTI cheia. E não temos nada contra os animais. Colocaram críticas nas redes sociais e achei de muito bom gosto. Mas tudo bem. O município ainda vai dar o dinheiro para o Censo animal. Mas a prioridade são vidas humanas. Os cãezinhos vão esperar um pouquinho.”


Dívida com a UNIMED

Hoje a diretoria do Sindicato dos Professores Municipais de Lajeado (SPML) realiza a Assembleia Geral Virtual, com a primeira chamada às 17h45min e a segunda chamada às 18h15min. O link para acesso será divulgado por meio das redes sociais. Na pauta, aspectos gerais da transição de diretoria, apresentação da nova assessoria jurídica, início do Ano Letivo em EMEI’s e EMEF’s, e um fato que chama a atenção: uma dívida do SPML com a Unimed e o “risco de cancelamento dos Planos de Saúde”.


Deputados no Vale

O futuro do deputado estadual Edson Brum (MDB) aguça os debates políticos no Vale do Taquari. Caso ele concorra a deputado estadual, praticamente impossibilita a chance de outro nome do MDB regional conquistar uma cadeira na assembleia gaúcha. Brum avalia a possibilidade de assumir função no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e também avalia uma candidatura à câmara federal. Já o PDT deve apostar em José Scorsatto para uma vaga à assembleia.


Debandada no PTB?

A notícia divulgada na edição de ontem de Zero Hora pode impactar a região. De acordo com a nota, o PTB do RS possui pendências financeiras que chegam perto dos R$ 4 milhões. Diante disso, é alto o risco de uma debandada de correligionários, pré-candidatos e agentes públicos antes da eleição de 2022. Por ora, dirigentes locais pressionam o diretório nacional a assumir a dívida e, caso isso não ocorra, a tendência é a transferência dos principais líderes se transfiram para uma outra sigla.

O Vale do Taquari possui nomes fortes no PTB. Entre eles, o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, e o Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) e também ex-deputado federal e estadual, Ênio Bacci. Jonas Calvi, vice-prefeito de Encantado, também é filiado ao PTB, tal como a vice-prefeita de Colinas, Regina Sulzbach. Em âmbito estadual, o grupo planeja sair em bloco. E o destino pode ser o Republicanos, o Podemos, ou até mesmo o PSDB.

Nos bastidores, dizem que a dívida é só uma desculpa para a debandada. O que está em jogo, segundo alguns articulistas, é a eleição nacional (além do encolhimento recente do PTB). Caso Eduardo Leite (PSDB) seja candidato a presidente, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB) assume o Estado. Ou seja, o bloco do PTB do RS apoia Leite, o que contrariar a posição do presidente nacional da sigla, Roberto Jeferson (PTB), apoiador declarado de Jair Bolsonaro (Sem partido).


Mcdonald´s

Uma perguntinha básica: até quando o Departamento Municipal de Trânsito de Lajeado vai fingir que não existe problema no entroncamento entre a Av. Alberto Pasqualini, a Rua General Mallet e a saída do Mcdonald´s?

Acompanhe
nossas
redes sociais