Nutrição ajuda a elevar produtividade das terneiras

Produzido por Estúdio A Hora

Nutrição ajuda a elevar produtividade das terneiras

Cooperativa Dália disponibiliza rações adequadas para o manejo do gado leiteiro

Apresentado por

A produtividade e lucratividade das vacas produtoras de leite podem ser determinadas por diversos fatores, sendo o manejo alimentar de bovinos um dos mais importantes. Em uma propriedade leiteira as diferenças na produção entre os animais têm influência dos fatores ambientais, dos quais a alimentação representa a maior parte, podendo comprometer o planejamento financeiro em médio e longo prazos.

Segundo o IBGE, a produtividade de uma vaca leiteira cresceu mais de 60% nos últimos anos. Isso significa que precisamos de um número menor de vacas para produzir a mesma quantidade de leite. Consequentemente, aumenta a exigência nutricional desse animal para aproveitar o potencial genético.

Um dos fatores impactantes no processo é a preparação dos animais jovens, que necessitam desenvolvimento adequado. Recentemente os trabalhos apresentam o ganho de peso da terneira e/ou novilha influenciado pelo nível proteico da dieta. Com isso, tecnicamente existe a necessidade de ajustar as rações com a finalidade de alcançar o nível necessário para o ganho de peso.

A Cooperativa Dália Alimentos disponibiliza duas rações até os 6 meses de vida: a pré-inicial e a inicial. Entende-se que uma única ração nessa fase é o suficiente. Portanto, a partir de fevereiro apenas a ração terneira Inicial permanecerá e será fornecida dos primeiros dias de vida até os 6 meses de idade. A ração inicial de terneiras terá 20% de proteína.

Na fase de novilha é preciso de uma dieta com maior teor proteico e menor teor de amido. A principal alteração passa do teor proteico de 18 para 22%. Além disso, uma redução do teor de amido com uso de fibra de alta qualidade, considerando que a ração complementa a dieta volumosa disponível na propriedade.

Conscientização no trânsito

Uma ação de mobilização para que não ocorram acidentes de trânsito foi realizada junto aos funcionários da unidade frigorífica de frangos da Cooperativa Dália Alimentos em Palmas, Arroio do Meio, no dia 8 de fevereiro.

Realizada pelo Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) juntamente com o Setor de Segurança do Trabalho da Dália Alimento, a atividade foi desenvolvida no pátio da indústria e envolveu os empregados que receberam dicas, informações e brindes.

De acordo com o supervisor do Setor Segurança do Trabalho da Dália Alimentos, engenheiro de Segurança do Trabalho, Luis Henrique Wendt, a ação visou conscientizar os funcionários e terceiros quanto à atenção redobrada ao dirigir, sempre cumprindo com as leis de trânsito em busca de direção defensiva e prevenindo acidentes de trânsito”. O mesmo trabalho também será desenvolvido no Complexo Lácteo de Palmas, no dia 24 deste mês.

Ação solidária

No mês de julho de 2020, uma enchente considerada a maior dos últimos 50 anos, atingiu diversas cidades e, inclusive, funcionários da Cooperativa Dália Alimentos. a solidariedade tomou conta de funcionários, associados, parceiros, clientes, consumidores, prestadores de serviços e até mesmo pessoas que queriam ajudar a essas famílias que ficaram à mercê das águas, sem casa e sem móveis.

Então, à época, uma conta específica para os atingidos pela cheia foi aberta e o valor de R$ 150.061,31 foi depositado, oriundo das mais diversas pessoas e destinos. Com parte do valor foram adquiridos móveis e entregues às famílias.

Um saldo de R$ 40 mil sobrou de todo o montante e em dezembro de 2020 outras famílias foram beneficiadas com a ação solidária e de empatia iniciada pela Cooperativa Dália Alimentos e abraçada por diversos amigos e parceiros. Desta vez foram adquiridos nove refrigeradores, quatro fogões, cinco colchões de casal, cinco camas de casal, 11 roupeiros, oito cozinhas, quatro jogos de estofados e três mesas com quatro cadeiras. Foram beneficiadas 24 famílias de vários bairros atingidos pelas águas em Encantado.