Vacinação contra a covid-19:  o que é importante saber

Produzido por Estúdio A Hora

Vacinação contra a covid-19: o que é importante saber

Apresentado por

A vacinação em pacientes oncológicos sempre foi um tema de extrema importância para o Centro Regional de Oncologia (CRON) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Com a emergência da vacinação contra a Covid-19, o tema tornou-se mais evidente, bem como as preocupações com o procedimento. Pensando isso, a SBOC elaborou um guia com recomendações práticas e condutas para profissionais e pacientes, a fim de esclarecer as principais dúvidas sobre a vacinação.

É importante destacar que o material tem como base as informações científicas presentes até o momento, que podem necessitar de adaptações conforme o amadurecimento dos dados dos estudos clínicos.

Pensando no bem-estar e na saúde da comunidade, o CRON compartilha tais orientações para responder os principais questionamentos.

1 – Por que vacinar pacientes oncológicos contra a Covid-19?

Pacientes com câncer foram classificados como grupo de risco, conforme demonstrado em diversos trabalhos científicos. O intuito da vacinação é diminuir a morbidade e mortalidade da Covid-19 nos pacientes oncológicos.

2 – Os pacientes oncológicos em tratamento devem ser vacinados?

Sim. Essa população é considerada de alto risco para complicações pela Covid-19. Apesar de não terem sido incluídos em estudos clínicos, existem evidências suficientes de outras vacinas e de que o malefício de não vacinar é significativamente maior, dada a mortalidade associada ao vírus nessa população.

3 – As vacinas são seguras para os pacientes?

Sim. Embora evidências a respeito da vacinação em pacientes com câncer seja limitada, há evidência suficiente para reforçar a indicação e a segurança das vacinas em geral (exceto para vacinas com vírus vivo atenuado ou com vetor de replicação-competente), mesmo nos pacientes em vigência de tratamento.

4 – O tratamento oncológico pode interferir na vacinação?

As diferentes modalidades de tratamentos oncológicos podem interferir e alterar a eficácia da vacina. A exemplo, o tratamento quimioterápico, que resulta em redução da imunidade do paciente, pode alterar a resposta imunológica protetora do paciente à vacinação. Por outro lado entre pacientes em uso de imunoterápicos, o estímulo imunológico poderá interferir tanto na geração da resposta à vacina quanto, em teoria, nos efeitos colaterais.

5 – Pacientes que terminaram o tratamento contra o câncer devem ser vacinados?

Sim. Desde que não haja outra contraindicação à vacinação ou alergias aos componentes da vacina. Nesses indivíduos, a exemplo da população geral, a vacinação é imprescindível.

6 – Qual o momento ideal para os pacientes com câncer serem vacinados?

O ideal é que a vacina seja administrada antes de iniciar o tratamento. Entretanto, mesmo nos pacientes que já o iniciaram, é razoável que os mesmos sejam vacinados a qualquer momento. Em pacientes em tratamento com medicamentos imunossupressores, as vacinas com vírus vivo atenuado devem ser evitadas. O oncologista clínico deve avaliar o melhor momento.

7 – Sabendo que duas vacinas foram aprovadas no Brasil, existe uma preferência para pacientes oncológicos?

Sim, para pacientes imunossuprimidos. Havendo possibilidade de escolha, o médico deve priorizar o uso da vacina Coronavac, baseada em vírus inativado, que é o tipo de vacina mais usada para pacientes oncológicos.