Educação que aproxima

Produzido por Estúdio A Hora

Educação que aproxima

Projetos da Sicredi Ouro Branco beneficiam estudantes em meio a pandemia

Apresentado por

As 23 Cooperativas Escolares da Sicredi Ouro Branco participaram de uma integração em dezembro de 2020. O evento foi importante momento de aprendizado e intercooperação para os jovens que integram o Programa.

Mais de 60 cooperados e professores reunidos para prestigiar a programação digital deste evento que contou com a palestra “A Jornada dos Heróis Cooperativos”, ministrada pelo palestrante e “storyteller” Fábio Borges.

Além da palestra, os participantes foram convidados a realizar desafios, envolvendo os 7 Princípios do Cooperativismo. As dinâmicas promoveram o desenvolvimento do protagonismo dos jovens, estimulando a criatividade, a liderança e a mobilização das comunidades escolares em prol da cooperação.

O ano de 2020 foi igualmente desafiador para as Cooperativas Escolares, que encontraram alternativas para seguir realizando campanhas, atividades e assembleias de modelo digital. Com apoio das secretarias municipais de educação e dos professores orientadores, a cooperativa contribui para a construção de uma sociedade mais próspera.

Também em dezembro, o Sicredi Ouro Branco promoveu a 2º Conferência Regional de Educação Financeira dos 8 municípios participantes do Programa Educação Financeira nas Escolas. O evento também ocorreu de forma on-line, com a participação dos municípios de Bom Retiro do Sul, Brochier, Fazenda Vilanova, Harmonia, Maratá, São José do Sul, Taquari e Triunfo.

Em 2020, 900 alunos, 210 professores e 1600 pessoas da Comunidade Escolar e pais participaram ativamente das propostas desenvolvidas pelas escolas integradas com a proposta de cooperar para uma vida financeira sustentável, diversas possibilidades e estratégias pedagógicas foram desenvolvidas no viés de contemplar a Educação Financeira nos currículos escolares em consonância com a BNCC.

Desta forma, as escolas contaram com apoio de textos, reportagens, vídeos e os podcasts Aprendendo sobre dinheiro com a Profe Betinha, foram desenvolvidos pela assessoria pedagógica Ms Elisabete Penz Beuren e equipe de relacionamento e de programas sociais: Margarete Mallmann, Raquel Schwingel e Thais Christ.

O programa iniciou em 2019 com 5 municípios e, mesmo no ano passado, teve sua expansão possível através da adaptação para capacitações online para mais de 120 professores em 3 novos municípios que aderiram a proposta.

É um programa que transcende os espaços escolares e leva para as famílias a conscientização sobre a importância da Educação Financeira tão necessária para preservar a dignidade, promover a qualidade de vida e a realização de sonhos.

Para a Secretária de Educação do município de Bom Retiro do Sul, Martinha Dullius, o Programa Educação Financeira do Sicredi oportuniza a consciência financeira. Coordenadora pedagógica de Taquari, Maristel Charão lembra aque vivenciamos um cenário desafiador, de muitas adaptações e ressignificações.

“Com parcerias contraímos experiências oportunas para formação integral do aluno. Obrigada Sicredi pela parceria com o programa Educação Financeira”, afirma. Secretária de Educação do município de Triunfo, Roseli Pereira Machado, neste projeto são  vivenciadas aprendizagens significativas que os participantes levarão para toda a vida.