Você é influenciada, sim

Opinião

Amanda Cantú

Amanda Cantú

Jornalista

Colunista do caderno Você

Você é influenciada, sim

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Quando você se olha no espelho e não gosta de algo, já se perguntou o por quê?

No último domingo, a digital influencer Liliane Amorim morreu em função de complicações após uma lipoaspiração. Liliane tinha uma aparência “dentro do padrão”, ou seja, era o que a sociedade considera como “uma mulher bonita”.

Então por que ela se submeteu a uma intervenção invasiva e agressiva?

Pelo mesmo motivo que, nos últimos dez anos, o número de procedimentos estéticos cresceu 140% entre jovens de 13 a 18 anos. O dado é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Apesar de se encaixar no padrão, Liliane não se sentia suficiente. A culpa é dela? Não. Ela assumiu os riscos ao optar pela lipoaspiração, mas só porque existe uma pressão estética nos ensinando que nunca somos o suficiente. Nem do jeito que nascemos, nem depois de passar por inúmeros procedimentos estéticos.

Mas este texto é sobre ser influenciada, certo? Exato. Este é o ponto a que quero chegar.

Ao longo da semana, vi diversas pessoas opinarem sobre o que aconteceu com Liliane. Uma me chamou atenção. A jovem contava que colocou silicone no fim da adolescência, mas que não o fez por pressão estética. Garantia que não havia sido influenciada. O procedimento foi motivado por não se sentir tão bonita com os seios pequenos.

Voltamos para as perguntas do início deste texto. Quando você não acha seu corpo bonito, significa que existe um conceito de corpo bonito. Um conceito no qual o seu corpo não se encaixa, por isso, você não o considera belo do jeito que é.

Quem determina o tal conceito? A sociedade. Logo, se você não se sente bonita do jeito que é, você está sendo influenciada pela sociedade. Quando você sente que precisa modificar seu corpo para se sentir suficiente, você está sofrendo pressão estética.

Todas nós somos influenciadas e sofremos com a pressão estética. Mesmo aquelas que, como Liliane, se encaixam no que é considerado bonito. Se você optou por aderir a algum procedimento estético para se sentir melhor, tudo bem. O seu corpo é seu e você assumiu os riscos, assim como Liliane.

Mas lembre-se que você também é uma influenciadora, mesmo que não tenha milhões de seguidores no Instagram. Todas nós influenciamos, todos os dias, outras mulheres. Então, mesmo que você tenha optado por determinado caminho, não esqueça que ao incentivar ou fechar os olhos para a pressão estética, você contribui para histórias tristes como a de Liliane.

Acompanhe
nossas
redes sociais