Encantado soma esforços para virar polo de inovação

Comitê

Encantado soma esforços para virar polo de inovação

Sugestão da ACI-E pretende ampliar a capacidade econômica, geração de emprego e qualidade de vida

Por

Encantado soma esforços para virar polo de inovação
(Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Encantado planeja ingressar na rota da inovação. Para isso, cria o gabinete de Inovação e Tecnologia e conta com apoio Comitê do Futuro, formado pela Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), para desenvolver e encontrar o projeto mais adequado para o município.

Uma das sugestões do Comitê é o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Prodel) da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), que adota como propósito construir um modelo de gestão e planejamento que visa ampliar a capacidade econômica dos municípios, a geração de emprego e a qualidade de vida.

Conforme vice-prefeito Jonas Calvi, que ocupará o gabinete de Inovação e Tecnologia no município, o Comitê do Futuro identificou que cidades com porte semelhante a Encantado utilizam o Prodel como modelo de inovação. “Cidades de Santa Catarina com características parecidas tem modelos semelhantes de programa. Vamos estudar em conjunto para melhor desenvolver nosso projeto”, explica.

Calvi esclarece que o programa precisará diagnosticar as necessidades de desenvolvimento para depois direcionar e traçar caminhos para empreendedores e segmentos. “Ainda não temos nenhum plano traçado, pois o projeto de inovação ainda é incipiente”, esclarece.

Estudo aliado a empresas

Nesta semana, Calvi visitou a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e esteve em reunião com o Secretário de Inovação da capital, José Fernando de Mattos. Na ocasião, Mattos sugeriu programas de inovação e ideias que podem ser adotadas no município.

Uma das alternativas orientadas pelo secretário foi direcionar os estudos científicos de universidades locais para atividades do município. De acordo com Calvi, um exemplo citado, foi o de agregar os estudos realizados por bolsistas do Vale do Taquari no apoio das empresas de cosméticos no município. “Temos diversas áreas para desenvolver ainda mais, como alimentos com a Dália ou na área dos sorvetes. Temos muitas alternativas para inovar”, ressalta

Novo gabinete

Entre as propostas de governo de Adroaldo Conzatti estava a criação de um departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação. O novo gabinete de Inovação e Tecnologia contemplará a necessidade e assumirá práticas inovadoras para auxiliar empreendedores a agregar valor aos produtos locais.

O vice-prefeito destacou que o município conta com uma economia relevante com participação efetiva das entidades empresariais. “Aliado a isso será buscada a integração com o meio acadêmico”, afirma.

Atuação Prodel

O Prodel trabalha com a iniciativa de atrair novos investimentos aos municípios, o fortalecimento de parceria entre o setor público e privado, compreensão e superação de obstáculos que impedem o desenvolvimento, além de desenvolver programas e projetos estratégicos no município.

Acompanhe
nossas
redes sociais