Vale do Turismo

Editorial

Vale do Turismo

Mais um passo importante foi dado ontem pelo desenvolvimento do turismo regional

Vale do Turismo
Vale do Taquari

Mais um passo importante foi dado ontem pelo desenvolvimento do turismo regional. Em solenidade prestigiada por autoridades expressivas, como o secretário estadual da área, foi inaugurada o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), junto ao Parque Histórico.

Embora singelo em termos de tamanho, a unidade para orientar os visitantes sobre as diversas atrações disponíveis em Lajeado e cidades do entorno consiste em um espaço estratégico, que qualifica a recepção a quem vem de fora conhecer o nosso arcabouço de opções para desfrutar o melhor do Vale.

Que a região tem enorme potencial turístico, há um grande consenso. O desafio é consolidar essa vocação e firmar o Vale do Taquari entre os melhores destinos em nível estadual e – por que não – nacional. Uma região que conserva sua história, repleta de lindas paisagens naturais, próspera e referência em qualidade de vida tem tudo para despontar entre os principais roteiros gaúchos.

Por mais estranho que pareça, a pandemia favorece o segmento no Vale do Taquari. Diante de tantas restrições impostas pelo medo de contágios, os adeptos do turismo passaram a privilegiar destinos mais próximos, voltados à contemplação da natureza e capaz de proporcionar um ambiente de isolamento e bem-estar. Muito diferente dos rumos tradicionais mais concorridos.

E é nessa oportunidade que o setor ganha cada vez mais relevância na região. Sobram opções nesta nova modalidade que desponta como uma forte tendência. Turismo de interior, religioso, de aventura, de contato com a natureza. Soma-se tudo isso com a força gastronômica, conservação histórica e cultural e a capacidade empreendedora local.

O que o Vale tem de melhor está em evidência e tende a ser a preferência dos turistas. Importante é aproveitar essa chance e organizar as entidades e os empreendedores em torno deste desafio para que os visitantes queiram voltar e encontrem sempre novidades.

Inúmeras iniciativas surgem nos últimos meses, muitas delas embaladas pelo Trem dos Vales, que também se caracteriza como um divisor de águas para o desenvolvimento do ramo.