Vale do Turismo

Editorial

Vale do Turismo

Mais um passo importante foi dado ontem pelo desenvolvimento do turismo regional

Vale do Turismo
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mais um passo importante foi dado ontem pelo desenvolvimento do turismo regional. Em solenidade prestigiada por autoridades expressivas, como o secretário estadual da área, foi inaugurada o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), junto ao Parque Histórico.

Embora singelo em termos de tamanho, a unidade para orientar os visitantes sobre as diversas atrações disponíveis em Lajeado e cidades do entorno consiste em um espaço estratégico, que qualifica a recepção a quem vem de fora conhecer o nosso arcabouço de opções para desfrutar o melhor do Vale.

Que a região tem enorme potencial turístico, há um grande consenso. O desafio é consolidar essa vocação e firmar o Vale do Taquari entre os melhores destinos em nível estadual e – por que não – nacional. Uma região que conserva sua história, repleta de lindas paisagens naturais, próspera e referência em qualidade de vida tem tudo para despontar entre os principais roteiros gaúchos.

Por mais estranho que pareça, a pandemia favorece o segmento no Vale do Taquari. Diante de tantas restrições impostas pelo medo de contágios, os adeptos do turismo passaram a privilegiar destinos mais próximos, voltados à contemplação da natureza e capaz de proporcionar um ambiente de isolamento e bem-estar. Muito diferente dos rumos tradicionais mais concorridos.

E é nessa oportunidade que o setor ganha cada vez mais relevância na região. Sobram opções nesta nova modalidade que desponta como uma forte tendência. Turismo de interior, religioso, de aventura, de contato com a natureza. Soma-se tudo isso com a força gastronômica, conservação histórica e cultural e a capacidade empreendedora local.

O que o Vale tem de melhor está em evidência e tende a ser a preferência dos turistas. Importante é aproveitar essa chance e organizar as entidades e os empreendedores em torno deste desafio para que os visitantes queiram voltar e encontrem sempre novidades.

Inúmeras iniciativas surgem nos últimos meses, muitas delas embaladas pelo Trem dos Vales, que também se caracteriza como um divisor de águas para o desenvolvimento do ramo.

Acompanhe
nossas
redes sociais