“Vacina renova nossa esperança”, diz primeira imunizada em Forquetinha

Imunização

“Vacina renova nossa esperança”, diz primeira imunizada em Forquetinha

O município aplicou ontem a primeira dose, das cinco retiradas na 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, em Lajeado

Por

“Vacina renova nossa esperança”, diz primeira imunizada em Forquetinha
Enfermeira da Unidade Básica de Saúde foi a primeira a ser imunizada contra o vírus (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Conforme o prefeito em exercício, Grasiani Galli (MDB), as vacinas da CoronaVac serão aplicadas em profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

“Ao iniciar a vacinação renovamos a nossa esperança em ter dias melhores. Temos um longo caminho pela frente e por isso é fundamental manter todos os cuidados.” Os cinco profissionais que receberão a vacina têm a segunda dose assegurada, mesmo que estas ainda não estejam disponíveis no município. Ela será aplicada num período de 20 a 30 dias após a primeira dose.

Reforçar cuidados

De acordo com Galli ainda não existe previsão de uma nova remessa de doses chegarem e por isso entende ser fundamental reforçar os cuidados com a prevenção, como uso de máscara, álcool gel, higienizar as mãos com frequência e distanciamento social. “Pedimos paciência, pois infelizmente não há como precisar quantidades e prazos para nova aplicação.”

A ordem de quem será vacinado é definida por meio de norma técnica do governo federal e precisa ser seguida à risca. O Executivo não pode estabelecer uma ordem de vacinação diferente.

Conforme chegarem novas doses e tendo a definição de quem faz parte do grupo prioritário, a vacina será aplicada. A secretaria da Saúde fará a comunicação através de suas mídias digitais (site e facebook).

Para saber

As primeiras vacinas começaram a ser aplicadas no país no último domingo, 17, na cidade de São Paulo. Chegaram ao Rio Grande do Sul na noite de segunda-feira, 18 e posteriormente foram distribuídas aos municípios, que iniciaram a vacinação. Neste primeiro momento, o Vale do Taquari recebeu 4.240 doses que foram distribuídas pela 16ª Coordenadoria Regional da Saúde aos 37 municípios da região.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais