“O interior tem muito potencial turístico”

Abre aspas

“O interior tem muito potencial turístico”

Após uma carreira dedicada ao hospital, Reny Rother, 67, deixa de lado o sossego da aposentadoria para apostar em uma nova profissão: ser condutora local de turismo. Moradora de Linha São Jacó, ela é uma das empreendedoras que fazem parte do roteiro “Janelas do Interior”, de Marques de Souza.

Por

“O interior tem muito potencial turístico”
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Você gosta de viajar? Quais locais já conheceu?
Amo viajar, estar na estrada sempre foi comigo. Já conheci vários lugares da nossa região, pois eu e meu marido gostamos muito de passear. Então todo o sábado e domingo que não há visita, estamos na rua. Também conheci muitos lugares por perto através dos passeios do Clube de Mães. Com esse grupo, conheci muito essa região de Caxias do Sul e Pelotas. Fora daqui do estado, conheço a Argentina, Uruguai e Paraguai.

O que motivou essa transição entre ser turista para ser uma condutora local?
O interior tem muito potencial turístico e muitas vezes isso não é valorizado. Como gosto de viajar, percebo que nós temos coisas mais bonitas e espaços melhores do que aqueles que costumamos conhecer fora. Então isso me incentivou a apostar nessa profissão e mostrar o potencial do turismo local.

Por que apostou nessa profissão em uma idade em que muitos já pensariam apenas em aproveitar a aposentadoria?
Me preparei dois anos para conseguir parar de trabalhar. Trabalhei toda a minha vida na Associação Hospitalar Marques de Souza e quando completei 48 anos de hospital decidi que aos 50 iria parar. Só que também me preocupava o que faria com esse tempo depois. E sou uma pessoa que não se atrai muito pela parte da cozinha e atividades artesanais. Não tenho esse dom. Na verdade tive sorte que em uma viagem para Piratuba o ex-prefeito Brida (Edmilson Dörr) me contou que o Senar procurou a administração de Marques de Souza para iniciar um curso de turismo rural.

O que te fez participar desse curso?
A primeira reunião foi em agosto de 2017 no CTG. Todas as pessoas envolvidas com o turismo foram convidadas a participar dessa sensibilização. Naquela tarde, estavam presentes 40 pessoas. No fim, 14 se interessaram. E foi dese grupo que surgiu o roteiro “Janelas do Interior”. Mas para participar do curso, era difícil para mim pois eram vários dias consecutivos por dois anos. Então como trabalhava, achei que não teria condições. No primeiro dia não fui e encontrei o pessoal no almoço e eles me disseram que ninguém do centro estava presente, por isso me convidaram para vir. Nesse dia conversei com a direção do hospital e eles me liberaram.

Qual o local mais bonito na cidade?
Vejo que depende muito de qual o grupo de pessoas. Tem quem goste de caminhadas, trilhas ou água. Outros querem mais um espaço para se sentar e se divertir. Então acho difícil dizer. Mas Marques de Souza tem muito meio ambiente, muita água e muito verde.

Por que recomendaria o roteiro Janelas do Interior?
Eu já visitei muito lugares e quando volto de uma viajem eu digo ao pessoal que temos que mostrar as belezas de Marques de Souza, pois com certeza temos lugares muito mais bonitos do que aqueles que já visitei até hoje.

Acompanhe
nossas
redes sociais