Qual o potencial dos negócios ambientais e sustentáveis

OPORTUNIDADE

Qual o potencial dos negócios ambientais e sustentáveis

Tema foi abordado no programa Negócios em Pauta da manhã de sábado na Rádio A Hora

Por

Atualizado domingo,
17 de Janeiro de 2021 às 11:38

Qual o potencial dos negócios ambientais e sustentáveis
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Três empresários estiveram no programa Negócios em Pauta da manhã de sábado para falar sobre os empreendimentos voltados à área sustentável e ambiental no Vale do Taquari – setor que cresce economicamente gerando renda, empregos e preservação.

Diretor da Folhito, Ito Lanius falou dos trabalhos da empresa que possui 25 anos de experiência na transformação de sobras da produção agropecuária em energia. Atualmente, a Folhito beneficia cerca de 400 toneladas de dejetos ao dia. “É uma oportunidade de produção, mas acima de tudo uma forma responsável de tratar dejetos que poderiam ter como destino os nossos afluentes”, ressalta.

Lanius também falou sobre as constantes críticas da comunidade em função do odor na empresa. Reconheceu haver um “cheiro característico” desse tipo de produção, entretanto afirmou que a empresa usa das melhorias tecnologias e qualifica processos para melhorar cada vez mais essa situação. “O que podemos dizer comprovadamente é que esse cheiro não faz mal a saúde e estamos fazendo um bem maior que os transtornos”, defende.

Diretor da AM Engenharia, Alex Mottin ressaltou o crescimento da procura pela energia fotovoltaica. Em quatro anos, foi de 300%, afirma. Conforme Mottin, o RS é o segundo estado brasileiro com maior capacidade para produzir energia com o sol.

Também participou do programa o representante da Biomovement, Carlos Vieira da Silva. Ele falou sobre a utilização de biogestores em residências e empresas para a produção de energia própria.

Silva ressaltou que Lajeado enterrou mais de 20 mil toneladas de resíduos. Desse total, 10 mil são de resíduos orgânicos que poderiam ser tratados.

Ouça o programa completo no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais