Quase 50% dos atendimentos dos bombeiros são retirada de animais

MAIS QUE INDÊNDIOS

Quase 50% dos atendimentos dos bombeiros são retirada de animais

Foram 33 pedidos para captura de animais registrados em dezembro e janeiro no Corpo de Bombeiros de Lajeado. Ocorrências superam até o combate a incêndios

Por

Quase 50% dos atendimentos dos bombeiros são retirada de animais

Retirar uma cobra da empesa Neugebauer, em Arroio do Meio, foi a missão dos bombeiros no meio-dia de quinta-feira, 15. Sem espécie definida, o animal foi recolocado na natureza em área verde longe da área urbana.
Essa situação se repetiu 33 vezes de dezembro até os primeiros 16 dias de janeiro no Corpo de Bombeiros de Lajeado. A quantidade de pedidos para captura de animais representa quase metade dos atendimentos na corporação e supera, inclusive, o combate à incêndios.
“É uma época do ano que os animais saem mais, o próprio sol altera a questão hormonal e faz com que os bichos fiquem mais agitados”, comentou o tenente da corporação lajeadense, Fausto Gusmão Althaus.
Embora a preocupação maior seja com as cobras, os pedidos de captura mais comuns são de abelhas (16 registros até o momento). Os bombeiros também já auxiliaram na retirada de ouriços e gambás em residências na área urbana.
Recomendações
Manter a calma é a principal orientação dos bombeiros caso alguém se depare com animal estranho no pátio ou residência. A pessoa deve se afastar lentamente sem dar as costas ao bicho, esclarece Althaus. “O animal só vai atacar caso se sinta acuado, por isso a importância de manter a calma e ficar distante”, complementa.
A segunda recomendação é ligar para o 193, pois o Corpo de Bombeiros possui os equipamentos adequados para a retirada do animal, local para alojá-lo e expertise para realocá-lo em local propício na natureza.
Em caso de cobras, é importante que a pessoa identifique características que possam servir para saber se o animal é venenoso. “Com essas informações conseguimos saber os equipamentos para levar, além de ser fundamental em caso de necessidade médica”, cita.
Althaus esclarece ainda que o atendimento para retirada ou extermínio de enxames ocorre apenas no entardecer ou noite, pois é o momento em que as abelhas se recolhem na colmeia.


ATENDIMENTOS EM NÚMEROS
71 atendimentos de dezembro e janeiro (até a manhã de sexta-feira)
33 retiradas de animais
27 incêndios
11 encaminhamentos para hospitais
RETIRADA DE ANIMAIS
Lajeado – 10 enxames de abelhas, três lagartos, sete cobras, três ouriços, dois gambas
Cruzeiro do Sul – um enxame de abelhas e uma cobra
Arroio do Meio – três enxames de abelhas e uma cobra
Santa Clara do Sul – um enxame de abelhas
Forquetinha – um enxame de abelha

Acompanhe
nossas
redes sociais