“A fotografia tem o poder de eternizar as pessoas”

Abre Aspas

“A fotografia tem o poder de eternizar as pessoas”

A paixão pela fotografia acompanha a moradora de Arroio do Meio, Ana Júlia Kunzler, desde a infância. O que iniciou como um hobby se tornou uma profissão. Aos 23 anos, a fotógrafa vive de eternizar bons momentos. Depois de trabalhar quatro anos em um estúdio, fundou a Nidulá Fotografia, especializada em fotos afetivas.

Por

“A fotografia tem o poder de eternizar as pessoas”
Vale do Taquari

Qual a sua primeira lembrança com a fotografia?
Quando penso nas primeiras lembranças, me recordo dos bons momentos vividos na infância, e que foram registrados com muito carinho pelos meus pais, que sempre deram muito valor para a fotografia. Tenho inúmeros registros caseiros, feitos por eles mesmos, e outros feitos em estúdio fotográfico. Com certeza este é um dos motivos que me fazem amar tanto a fotografia.

Quando foi que se apaixonou por esta arte?
Desde adolescente sempre tive gosto pela fotografia. No início era um hobby, mas sempre fui incentivada pelos meus pais. Aos 12 anos ganhei minha primeira câmera semi profissional. Iniciei fotografando a natureza, os encontros em família e acompanhei o crescimento da minha afilhada. Sempre fui apaixonada por crianças, e quando descobri que poderia unir a paixão pelos bebês e pela fotografia em um único trabalho, o que antes era um hobby se tornou a profissão.

Como foi o seu início profissional?
Em 2018 me formei em Fotografia pela Univates. Em 2016 iniciei o meu primeiro emprego em um estúdio de fotografia, em
Lajeado. Lá, atuei durante quase 4 anos, e em 2020 senti necessidade de algo novo, e depois de muito planejamento, a Nidulá nasceu.

De onde surgiu o nome Nidulá?
Nidulá tem origem do latim “nidus”, que significa ninho. É no ninho que acontecem os momentos mais relaxados, verdadeiros e cheios de amor em uma família. É sobre registros delicados, onde a fotógrafa se insere no local mais íntimo e particular dessa família, em busca de registros repletos de sentimentos, para mostrar toda a beleza e amor que há naquele lugar.

O que é que te cativa na fotografia?
O que faz eu me apaixonar todos os dias, é que a fotografia tem o poder de eternizar as pessoas e os momentos especiais da nossa vida. As fotografias têm um valor inestimável, elas despertam um sentimento novo a cada vez que são vistas e proporcionam momentos especiais em família. Já pensou como seria a nossa história, se não tivéssemos as fotografias para relembrar de cada detalhe?

Tem algum ensaio que seja o mais especial para você?
Todos os ensaios tem um valor muito especial e me trazem muitas lembranças boas de cada família que tive a oportunidade de conhecer. Mas tem uma fotografia que me deixa emocionada que é a de um nascimento, no momento em que o bebê acaba de nascer, e pude registrar o primeiro choro do bebê e a emoção da mãe ao ver o seu filho pela primeira vez, ambos em uma única foto.

Se tivesse que definir um sonho na profissão, qual seria?
Minha meta é ser reconhecida pelo meu trabalho, além de tornar material a realização dos sonhos das famílias. Além disso, espero que as pessoas entendam ainda mais o valor que a fotografia tem e representa na vida de todos nós. Afinal, os momentos e as pessoas passam, mas as fotografias mantém as memórias acesas para sempre.

Acompanhe
nossas
redes sociais