Santa Clara do Sul encontra primeiro foco de larva do Aedes aegypti

Dengue

Santa Clara do Sul encontra primeiro foco de larva do Aedes aegypti

Em função do ocorrido, a secretaria promoveu um encontro de orientação e planejamento com as agentes comunitárias de saúde e de combate a endemias na quinta-feira, 14

Por

Santa Clara do Sul encontra primeiro foco de larva do Aedes aegypti
Agentes comunitárias de saúde e de combate a endemias estiveram reunidos com equipe da Secretaria para traçar ações de combate e prevenção ao mosquito (Foto: Divulgação/ Maica Viviane Gebing/AI)
Vale do Taquari

Através do trabalho contínuo de monitoramento das cinco armadilhas instaladas há mais de 10 anos em Santa Clara do Sul, com o objetivo de controlar, prevenir, identificar e combater o mosquito Aedes aegypti, a secretaria municipal da Saúde constatou o primeiro foco de larva do mosquito em três pontos da área central.

O secretário de Saúde, Valmeri Schmitt, explica que a descoberta da larva não significa que exista a doença no município. “O mosquito transporta o vírus de uma pessoa infectada para a outra. Se não houver infectados, não haverá transmissão”, afirma. Segundo ele, é fundamental a colaboração da comunidade na prevenção. “Importante que cada um fique atento ao seu pátio, rua e bairro, para que não haja proliferação do mosquito na nossa cidade, o qual pode transmitir doenças como dengue, zika vírus, febre amarela e chikunguya”, reforça.

Em função do ocorrido, a secretaria promoveu um encontro de orientação e planejamento com as agentes comunitárias de saúde e de combate a endemias na quinta-feira, 14. O grupo intensificará as visitas a domicílio em todo território urbano a partir da próxima semana, iniciando pelos locais detectados com larvas. O objetivo é verificar a situação dos imóveis e orientar a comunidade em relação à prevenção e combate do mosquito.

Dicas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti:

  • Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Pneus devem ser acondicionados em local coberto;

Acompanhe
nossas
redes sociais