Antes tarde do que nunca

Editorial

Antes tarde do que nunca

Atualizado sexta-feira,
15 de Janeiro de 2021 às 08:11

Antes tarde do que nunca
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O país enfim conseguiu marcar uma data para o início da imunização contra a covid-19. Com mais de 200 mil mortes e uma situação de completo descontrole da pandemia em nível nacional, o governo federal anuncia a próxima quarta-feira, 20 de janeiro, como o Dia D para o início da vacinação.
Para pôr em prática o plano, contudo, é necessário que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize o uso emergencial das vacinas de Oxford, fabricadas na Índia, e da CoronaVac, do Instituto Butatan. São as apostas do governo brasileiro para destravar o processo de imunização.

Conforme a imprensa nacional, o aval da Anvisa deve sair neste fim de semana. E a partir da próxima semana, as doses serão distribuídas aos estados e municípios. No Rio Grande do Sul, entre 200 mil e 300 mil doses devem chegar entre segunda-feira, 18, e terça-feira, 19.
Trata-se de uma perspectiva animadora no 11º mês da pandemia, que enlutou milhares de famílias e amarrou o desenvolvimento econômico nacional. Incompreensível que um país do tamanho do Brasil, outrora de grande importância no cenário geopolítico internacional, esteja tão atrasado nesta estratégia.
Em alguns estados, a exemplo do Amazonas, o sistema de saúde já colapsou. O Estado do norte decretou toque de recolher e aumentou as restrições, diante à superlotação dos hospitais. Sem nem mesmo capacidade de oferecer oxigênio aos pacientes, muitos estão sendo deslocados a outras localidades para receber atendimento.
Está mais do que na hora de controlar este cenário, que pode facilmente se espalhar para outras unidades da federação. E nesta crítica conjuntura, as vacinas surgem com uma luz no fim do túnel para devolver pelo menos parte da normalidade à população.
No entanto, o desafio de imunizar a sociedade brasileira ainda nem começou. E não se trata de algo simples. Além da grande responsabilidade por parte o poder público, a sociedade também precisa se conscientizar e fazer a sua parte.

Acompanhe
nossas
redes sociais