Veja quais documentos serão necessários para receber a vacina da covid-19

Imunização

Veja quais documentos serão necessários para receber a vacina da covid-19

Intenção do Ministério da Saúde é iniciar vacinação entre o dia 20 de janeiro e início de março

Por

Veja quais documentos serão necessários para receber a vacina da covid-19
Divulgação
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O objetivo do Ministério da Saúde é iniciar a imunização contra a covid-19 no Brasil entre o dia 20 de janeiro e o início de março. No melhor dos cenários, a vacinação começa ainda neste mês.

Mas, até lá, as pessoas podem, além de manter os cuidados sanitários durante a pandemia, garantire que os documentos estejam em dia para evitar qualquer surpresa durante a vacinação.

Nenhum brasileiro deixará de recebera vacina, mesmo que não apresente qualquer documento quando for receber a dose, segundo plano de vacinação apresentado pelo órgão.

No entanto, para que possa haver um controle na aplicação das doses, será necessário apresentar ou o número do CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS) conhecido como Cartão do SUS.

Segundo matéria publicada pela CNN Brasil, para emitir o cartão basta procurar um unidade de saúde ou secretaria municipal de saúde. É preciso ter em mãos RGE, CPF, cartidão de nascimento ou casamento e, caso tenha, número de PIS/Pasep. Em alguns locais, é necessário apresentar comprovante de residência. O cartão fica pronto na hora.

Conforme o Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde, todos os dados dos brasileiros serão inseridos no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) com local onde foi vacinado, o número do CPF ou do Cartão SUS, a data de nascimento, data da vacinação, nome da vacina e do fabricante.

Acompanhe
nossas
redes sociais