Ministério da Saúde quer imunizar 5 milhões de brasileiros em janeiro

Corrida pela vacina

Ministério da Saúde quer imunizar 5 milhões de brasileiros em janeiro

O ministério trabalha com o dia 20 de janeiro como a melhor hipótese para começar a vacinação

Por

Atualizado quarta-feira,
13 de Janeiro de 2021 às 12:47

Ministério da Saúde quer imunizar 5 milhões de brasileiros em janeiro
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Ministério da Saúde está pronto para começar a vacinar a população contra a covid-19. Conforme matéria publicada pela GaúchaZH, a informação é do secretário da Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Correia de Medeiros. Ele afirmou que, de acordo com as contas do órgão, serão 73 milhões de brasileiros imunizados ainda no primeiro semestre de 2021, com as vacinas da CoronaVac, do Instituto Butatan, e com a vacina de Oxford, produzida por uma parceria entre Fiocruz, AstraZeneza e a Universidade Britânica.

Com a autorização por parte da Anvisa dado no prazo prometido, no domingo, 17, para as vacinas de Oxford e para a CoronaVac, o Ministério da Saúde começará a distribuir as doses, por modais terrestres e aéreo, para os grupos prioritários. O ministério trabalha com o dia 20 de janeiro como a melhor hipótese para começar a vacinação.

Medeiros afirma que há pedidos emergenciais de liberação imediata de 2 milhões de doses da vacina de Oxford e mais 6 milhões de doses da CoronaVac, sendo que a última tem indicação para aplicação de duas doses em datas mais próximas. Segundo Arnaldo de Medeiros, serão, portanto, cerca de 5 milhões de brasileiros vacinados em janeiro.

Ainda não há informações de quantas doses serão disponibilizadas ao Rio Grande do Sul. A logística de onde e como irá vacinar ficará a cargo dos executivos municipais, mas os locais indicados serão os postos de saúde, nas salas de vacinação dos municípios.

De acordo com o secretário, o Ministério da Saúde tem feito um esforço para que possa disponibilizar agulhas e seringas para Estados e municípios que tiverem problemas, mas lembra que a responsabilidade é das gestões locais. O Ministério já adquiriu 7 milhões de seringas em um pregão, e outras 290 milhões estão sendo adquiridas em um segundo pregão. Há mais 190 milhões de seringas previstas para compra pelo Ministério da Saúde, mas ainda sem data definida de entrega.

Acompanhe
nossas
redes sociais