Pro_Move Lajeado 2021

Opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Administrador de Empresas, Empresário, Consultor e Assessor de Gestão

Entusiasta do tema liderança

Pro_Move Lajeado 2021

Por

Lajeado

O Movimento Pro_Move Lajeado já vinha sendo estudado desde 2016, mas nasceu efetivamente no dia 28 de março de 2019, e tem como objetivo: “Transformar Lajeado em uma CIDADE INOVADORA, ampliando a QUALIDADE DE VIDA e o CONHECIMENTO dos seus cidadãos”.

Durante o ano de 2019, mais de 100 pessoas foram envolvidas no mapeamento das áreas de inovação para Lajeado, com isso foram priorizadas 4 áreas, são elas: Alimentos, Saúde, Tecnologia de Informação e Tecnologia de Automação. O plano para cada uma das áreas já estava definido no início de 2020, e então fomos surpreendidos pela pandemia.

Os voluntários nos seus grupos de trabalho, foram se adaptando e no mês de maio já estavam se reunindo virtualmente, com a missão de revisar os planos para 2020, precisavam adaptar-se as limitações da COVID-19.
Tínhamos uma previsão de diversos eventos e reuniões em escolas, bairros e comunidade. Paramos e repensamos, voltamos às nossas atividades, para as necessidades que o ano nos impunha.

O grupo da vertical Saúde desenvolveu cartilhas educativas sobre cuidados de contaminação e uso de ambientes, mobilização para o uso de máscaras, e se envolveu diretamente, em conjunto com a prefeitura e UNIVATES, no TESTA Lajeado, uma iniciativa inovadora e corajosa, de ampliar o controle e mapear as áreas de maior contágio na nossa população. Esta ação não estava planejada, mas era necessária para a saúde da nossa comunidade.

O Grupo da Tecnologia, Informação e Automação, em uma ação conjunta com o CMTI – Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, ACIL, CDL e Sindilojas, organizou uma parceria em uma plataforma de vendas on-line, subsidiada, para que os pequenos empreendedores seguissem vendendo seus produtos.
Já o grupo da vertical Alimentos desenvolveu uma cartilha digital, sobre os cuidados com a segurança pessoal, manipulação e limpeza dos alimentos, disponível no site promovelajeado.com.br, ou mesmo nos canais digitais do movimento.

Chegamos a janeiro de 2021, os voluntários seguem se reunindo e definindo as suas ações para os próximos meses. Já pensamos em pesquisar mais, apoiar empresas inovadoras, apoiar a aceleradora de empresas, ações específicas em uma cidade inovadora, criar a AGIL – Agência de Inovação Local, entre outras tantas frentes importantes para a nossa comunidade.

O movimento voluntário sempre conta com a participação da sua comunidade. Precisamos de boas ideias e boas ações. Ficou interessado em saber mais sobre o Pro_Move Lajeado? Acesse nossos canaisem www.promovelajeado.com.br ou nos escreva: promovelajeado@gmail.com.

Façamos um 2021 transformador!

Acompanhe
nossas
redes sociais