Novo ano, com tudo no lugar

COMPORTAMENTO

Novo ano, com tudo no lugar

Profissional ensina como começar 2021 com a casa e a rotina organizadas

Por

Atualizado segunda-feira,
11 de Janeiro de 2021 às 13:22

Novo ano, com tudo no lugar
Organizing and cleaning home. Man preparing orderly folded t-shirts in drawer.

Os primeiros dias do ano costumam ser sinônimo de recomeço. Por isso, muita gente aproveita para estabelecer metas e deixar para trás comportamentos e objetos que não se encaixam mais rotina.

Para a personal organizer Joana Scholz, renovar a casa tem relação direta com a renovação pessoal, por isso é comum utilizar esta época do ano para reorganizar os cômodos.

“É como se os objetos tivessem um campo gravitacional que nos puxa para trás. Podemos nos sentir totalmente sem energia num cômodo abarrotado de itens que não usamos mais, por serem parte do passado ou por estarem estragados”.

Ao reorganizar a casa e se desfazer do que não é mais necessário, é possível abrir espaço no lar e na rotina. Com menos objetos para limpar e fazer manutenção, por exemplo, é possível dedicar mais tempo para outras atividades, destaca. “Ao fazermos um ‘detox da casa’, declaramos que estamos abertos às coisas novas do ano que está chegando”.

Como começar?

A profissional aconselha iniciar por uma análise minuciosa dos itens da casa. Cômodo por cômodo, classifique os objetos nas categorias “úteis”, no caso do que é realmente utilizado; e “bonitos”, para os objetos que carregam memórias afetivas. “Os que não são úteis e nem bonitos, provavelmente você não precisa, e poderá se desfazer”.

Para objetos que são de outras pessoas, a dica de Joana é devolver o que for empresado e estabelecer um prazo para que o dono retire objetos que estão na casa de forma temporária. No caso dos itens que pertencem a outras pessoas que moram na casa, o ideal é solicitar que o dono decida o que fazer com eles.

“Esta classificação facilitará o desapego e ‘destralhamento’. Você encontrará itens que podem ser consertados e que voltarão a ser úteis. Outros poderão ser vendidos ou doados, para assim ajudar outras pessoas”.

Não sabe por qual cômodo começar? Inicie pelo que mais te incomoda ou pelo mais confortável, indica a profissional. “Cada pessoa é única e deve seguir o que sente, pois assim fará uma limpeza interna enquanto faz a externa”.

Joana também aconselha reorganizar a casa aos poucos. “Ao ver uma parte pronta, o cérebro fica satisfeito com o resultado e é estimulado a fazer mais”.

Para os apegados

Quem tem dificuldade em desapegar dos pertences pode tentar a técnica que Joana chama de “Caixa do Pensamento”. Nela são guardados itens que têm apego emocional, mesmo que sejam roupas que não sirvam mais ou algo que estragou, explica.

“Então, de tempos em tempos, revise a caixa e analise todos os objetos. Certamente vai se desfazer de algum a cada revisão”.

Conforme a profissional, quando o cérebro se acostuma com o ambiente sem os objetos, entende que é melhor estar sem eles. Quando os ver de novo, na Caixa do Pensamento, perceberá que o apego não fazem mais sentido.

Dicas práticas:

  • Após separar tudo que permanece na casa, defina o lugar de cada coisa, com foco em uma rotina mais prática.
  • Para evitar bagunça, guarde os itens logo após usar, e sempre nos lugares certos.
  • Tire 15 minutos por dia para revisar todos os cômodos da casa e verificar se há itens fora do lugar. Devolva-os aos lugares certos.
  • Coloque etiquetas identificadoras em gavetas, prateleiras e caixas. Isto facilita para encontrar e guardar as coisas.
  • Manter a casa organizada não só te dá mais tempo, como também te ajuda a poupar dinheiro, uma vez que evita compras desnecessárias e desperdício de alimentos, produtos de higiene e limpeza.

Organize também a rotina

Apesar do empenho em reorganizar a casa no início do ano, é comum que, com o tempo e a rotina corrida, logo o lar volte a acumular bagunça. Para que isso não ocorra, é importante estar atento aos hábitos e a organização do dia a dia. Por isso, o caderno Você trouxe cinco dicas de livros para te ajudar a organizar também a mente e a rotina.

O Poder do hábito

Para o autor Charles Duhigg, o segredo para se exercitar regularmente, tornar-se mais produtivo e alcançar o sucesso, é entender como os hábitos funcionam. Na obra, ele procura mostrar que, ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas vidas.

Como organizar sua vida financeira

Gustavo Cerbasi ensina dicas para tomar decisões mais conscientes sobre a vida financeira. No livro, o renomado consultor reuniu todos os temas-chave para alcançar o equilíbrio das finanças e planejar um futuro mais próspero.

Vida Organizada: Como Definir Prioridades e Transformar Sonhos em Objetivos

A obra de Thais Godinho traz dicas de organização acessíveis e de fácil aplicação, para casa e para o ambiente de trabalho. O foco do livro é ensinar como cuidar da arrumação de forma a deixar a rotina mais tranquila e prazerosa.

Essencialismo – A Disciplinada Busca Por Menos

O autor Greg McKeown ensina um método de gestão de tempo e de produtividade para descobrir onde concentrar energia e como reduzir, simplificar e manter o foco nos objetivos, para equilibrar trabalho e vida pessoal.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes: Lições poderosas para a transformação pessoal

O livro de Stephen Covey apresenta uma abordagem holística e integrada para a solução de problemas pessoais e profissionais. Com mais de 25 milhões de exemplares vendidos e traduzido para 38 idiomas, a obra busca mostrar como alcançar a paz de espírito e adquirir confiança por meio dos alicerces do comportamento humano.