Óculos de Sol: qual cor de lente escolher?

SAÚDE

Óculos de Sol: qual cor de lente escolher?

Descubra como a coloração e a tonalidade da lente influenciam na visão

Por

Atualizado terça-feira,
05 de Janeiro de 2021 às 18:19

Óculos de Sol: qual cor de lente escolher?
Female optician holds box with lenses of different colors, showcase with spectacles in optics store on background. Sunglasses choice, eyecare, protection from sunlight concept
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os óculos de Sol são fundamentais o ano inteiro, mas, durante o verão, se fazem ainda mais necessários. A maior incidência de raios ultravioletas, assim como o aumento da luminosidade nesta época do ano, podem causar não apenas desconforto, mas também graves problemas de visão.

Conforme o médico oftalmologista Pedro Henrique Lopes, os óculos solares são acessórios de uso diário e escolher produtos de qualidade é fundamental para garantir a saúde ocular. O primeiro item a ser avaliado é a presença de proteção contra os raios UV (ultravioleta) na lente.

Outra dúvida frequente é sobre a relação entre a cor da lente e a cor dos olhos, relata o oftalmologista. A fotofobia, também chamada de desconforto visual, é mais comum entre pacientes que possuem pele clara e íris de cor azul ou verde.

Segundo Lopes, não existe cor de lente ideal para cada coloração de íris. O que deve ser considerado durante a escolha é a proteção ultravioleta e o conforto visual possibilitado por cada coloração de lente.

Dica Zeiss Vision Center Lajeaod

            Além das diversas opções de coloração, as lentes dos óculos solares também apresentam diferentes tonalidades, para garantir ainda mais conforto visual.

Conforme a consultora da Zeiss Vision Center Lajeado, Elisete Cavichiolli, existem opções de lentes em tonalidade total, ou seja, com apenas uma cor, lentes degradê, e as lentes G 15, consideradas as preferidas do público masculino. “É o tipo de lente mais comum no famoso modelo aviador, por exemplo. Pilotos adoram essa lente por trazer muito conforto visual”.

Entre as mulheres, as preferidas costumam ser as lentes de coloração degradê, que prometem ser tendência no verão 2021, destaca. Elisete ainda ensina que é falsa a ideia de que lentes de cor mais escura ou de tonalidade total protejam mais do que lentes claras ou degradê.

“A Zeiss Vision Center Lajeado dispõe de grande variedade de modelos solares, com lentes de diferentes colorações e tonalidades, inclusive com a opção de fazer o óculos solar com grau”.

Acompanhe
nossas
redes sociais