Sombra à Bento Gonçalves!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Sombra à Bento Gonçalves!

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em Lajeado, e entre as principais vias do eixo central, a rua Bento Gonçalves é a única que ainda mantém um majestoso acervo de árvores antigas. Ainda. Porque o progresso anda acelerado e, provavelmente, o cenário verde pode mudar. O desenvolvimento costuma cobrar seu preço, e por vezes é preciso pagá-lo. Mas podemos ser mais altruístas. A harmonia entre o verde e o concreto funciona nas melhores cidades. Não se trata de “inventar a roda”. E, sim, copiar o que dá certo.


“2º Pesca Lajeado”

Na sexta-feira, o programa Frente e Verso contou com a presença de Cláudia Brazil, Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Lajeado, e de Norberto Ferri, um dos sócios-proprietários da Marina do Vale, responsável pelo mais novo produto turístico da região: o passeio pelo Rio Taquari a bordo da balsa “Marinita”. E o “Beto” Ferri lançou uma provocação: ele quer repaginar e reorganizar um sustentável evento realizado uma única vez nas águas do Taquari, o “Pesca Lajeado”. Já faz alguns anos da primeira edição, e a burocracia impede uma nova competição. Há patrocinadores e pescadores dispostos a trabalhar na organização. Falta o poder público abraçar a ideia!


Futuro dos ex-prefeitos!

Muitos futuros ex-prefeitos do Vale do Taquari devem permanecer no âmbito público/político após o fim de seus respectivos mandatos. O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup (PSDB), pode assumir cargo de assessor parlamentar no gabinete do Deputado Federal Lucas Redecker (PSDB). Já o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann (MDB), estuda projetos de consultoria para novos gestores públicos, já atua na comissão de transição do prefeito eleito de Imigrante, Germano Stevens (MDB). Em Arroio do Meio, Klaus Schnack (MDB) volta a atuar como engenheiro concursado na prefeitura.


As águas de março…

A decisão sobre a troca ou não de secretários municipais em Lajeado ficou para março. Por ora, o prefeito reeleito Marcelo Caumo (PP) não deve mudar no time que levou seu governo a conquistar 71% da preferência do eleitorado. A intenção do gestor público é não mudar nessas primeiras semanas de 2020. Mas as conversas já iniciaram. Faz alguns dias, por exemplo, Caumo e a vice-prefeita Gláucia Schumacher convidaram o Secretário de Planejamento Giancarlo Bervian para seguir na pasta. E ele deve aceitar. A dúvida maior gira em torno da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Sthas). Ildo Salvi (PSDB) chegou a ser cogitado. Mas a vaga ainda está aberta.


Adroaldo e Bolsonaro

Aos 80 anos, o prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti (PSDB), está à direita na foto. O buliçoso encontro com o presidente Jair Bolsonaro ocorreu na tarde dessa quarta-feira, durante a Solenidade de Ação de Graças no Palácio do Planalto, em Brasília. O chefe do executivo encantadense também participou de audiência na Secretaria Nacional dos Idosos. A Rainha do município, Daiane Bergamaschi, e deputado federal, Ubiratan Sanderson (PSL), acompanharam o prefeito.

Acompanhe
nossas
redes sociais